star-wars-01

Antes de mais nada, quero deixar uma coisa bem clara: ler esse post não é a mesma coisa que assistir aos seis filmes. Aliás, está bem longe de ser algo sequer próximo. É altamente recomendado que qualquer pessoa que está pensando em ver “Star Wars VII: O Despertar da Força” que assista aos seis primeiros filmes (ok, a essa altura do campeonato resta pouco tempo), para desfrutar de uma experiência completa.

Porém, como sei que tem gente da nova geração que tem preguiça em ficar muito tempo diante da TV assistindo uma única história (meus sobrinhos, por exemplo), acho justo fazer um post para entregar da forma mais resumida possível os principais eventos dessa saga, que é uma das mais bem sucedidas da história do cinema.

A história que começou há muito tempo, em uma galáxia muito distante (38 anos atrás, em 37 salas de cinema dos Estados Unidos), se tornou um sucesso instantâneo, gerando um fanatismo irremediável. A nova trilogia lançada no início do novo milênio tem efeitos vanguardistas, narrando as origens daqueles heróis e vilões, mas que não tiveram o mesmo prestígio dos três primeiros filmes.

Agora, “Star Wars VII: O Despertar da Força” chega cheio de expectativas. Tem a chancela da Disney, é dirigido por J. J. Abrams, retorna com alguns dos personagens que as pessoas aprenderam a amar…. enfim, muita gente espera com ansiedade esse filme. E muita gente quer participar da brincadeira agora. E quer ficar por dentro do básico.

Star Wars mostra o verdadeiro valor da lealdade, família, amizade e da evidência de um lado rebelde que todos nós trazemos dentro da gente. Desde a missão (supostamente) diplomática dos cavaleiros Jedi até a ascensão e posterior queda do Império Galático, há um nexo de anos e acontecimentos que precisam ser contados através de personagens icônicos, verdadeiros patrimônios da Humanidade.

E esse post deve ajudar os leigos a não ficarem perdidos nas salas de cinema.

 

Episódio I: A Ameça Fantasma

star-wars-episodio-1

Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon-Jinn são Jedis enviados para negociar sobre um bloqueio forçado ao planeta Naboo. Porém, descobrem que essa negociação na verdade é uma invasão disfarçada. Os dois acabarão ajudando na fuga da rainha Amidala. Depois de uma improvisada parada no planeta Tatooine, eles encontram Anakin Skywalker, uma criança que possui uma forte conexão com a Força.

Os Jedis voltam para Naboo para contra-atacar a invasão, e Qui-Gon é assassinado por um Sith, sendo vingado por Obi-Wan, que acaba ficando com a missão de treinar Anakin para se tornar um cavaleiro Jedi no futuro.

 

Episódio II: O Ataque dos Clones

star-wars-episodio-2

Anakin agora é um adolescente com muito caráter e entusiasmo. Amidala se torna senadora, mas sua vida corre perigo. Anakin tem interesses diretos e pessoais em proteger Amidala. A ordem Jedi fica a cargo de Skywalker e Obi-Wan Kenobi. Durante uma investigação, Obi-Wan descobre a criação de um exército de clones.

Enquanto isso, Lord Sith Dooku dá forma à uma aliança contra a República Galáctica. Inicia assim o conflito entre os clones e os Jedis contra a aliança de Dooku, que culmina na Guerra dos Clones. Anakin e Amidala se casam e segredo, e iniciam uma era de guerras nas estrelas (ou galáxias, como preferir).

 

Episódio III: A Vingança dos Sith

star-wars-episodio-3

Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker continuam suas missões depois de anos envolvidos nas Guerras Clônicas. Palpatine se torna uma forte influência para Skywalker. Amidala está grávida. O que ninguém sabia é que Palpatine era, na verdade, Lord Sith.

Em determinado momento, Anakin se vê obrigado a decidir se segue sendo leal à ordem Jedi ou à vida de Amidala. Ele acaba escolhendo a amada, e se converte em Darth Vader. A partir daí, vários Jedis são eliminados, e no duelo final, mestre (Obi-Wan) e aprendiz (Anakin) se enfrentam em uma luta mortal. Um Vader moribundo e transformado sobrevive, em um ser metade homem, metade máquina.

Amidala dá a luz aos gêmeos Luke e Leia antes de morrer. A república galática cai, e começa a era do Império.

 

Episódio IV: Uma Nova Esperança

star-wars-episodio-4

Em uma missão diplomática interceptada, a princesa Leia consegue ocultar os mapas da nave Estrela da Morte no robô astro-mecânico RD-D2. O pequeno robô, junto com o seu companheiro C3-PO, são capturados e vendidos ao jovem Luke Skywalker, que entrega os documentos ao velho Obi-Wan Kenobi.

Juntos, eles decidem entrar em contato com a rebelião do Império, contratando a dupla de contrabandistas Han Solo e Chewbacca, com o objetivo de resgatar e libertar a princesa Leia. Depois de perder Obi-Wan, que ensinou para Luke tudo o que sabe sobre a filosofia Jedi, os rebeldes começam o ataque ao Império, acabando com a colossal estação espacial.

 

Episódio V: O Império Contra-Ataca

star-wars-episodio-5

Luke Skywalker, Leia, Han Solo e os demais rebeldes continuam sua luta contra o Império. Luke segue para o planeta Dagobah para completar o seu treinamento Jedi com Mestre Yoda. Enquanto isso, os demais protagonistas se escondem na cidade de Bespin, mas são surpreendidos por Darth Vader.

Lord Sith congela Han Solo em carbonite, e o entrega a um caçador de recompensas. Depois de sentir que seus amigos estão em perigo (por conta da Força que traz dento de si), Luke volta para libertá-los. Enquanto isso, Leia, Chewbacca, R2-D2 e C3-PO conseguem escapar.

Luke finalmente enfrenta Darth Vader em uma batalha épica, e durante a luta, é revelado a real identidade do vilão mascarado: Anakin Skywalker, pai de Luke. O jovem Jedi é derrotado, mas não se entrega. Uma nova armada rebelde inicia os preparativos para a batalha final.

 

Episódio VI: O Retorno de Jedi

star-wars-episodio-6

Os rebeldes conseguem libertar Han Solo de sua prisão de carbonite. Porém, o mafioso Jabba the Hutt arma uma emboscada para todos eles. Luke se vê obrigado a mostrar as suas novas habilidades Jedi para derrotá-lo.

Enquanto isso, uma nova Estrela da Morte está em construção. Han, Leia, Chewbacca, R2-D2 e C3-PO começam a desarticular o plano de destruição dessa nova estação espacial. Luke decide se encontrar com Darth Vader, e Palpatine se mostra interessado em transformar o herói Jedi em um Sith, tal como fez com Vader no passado.

Porém, ao ver o forte poder e desejo de justiça de Luke, o próprio Palpatine decide eliminá-lo. Vader sai em defesa do seu filho, e isso lhe custa a própria vida. Luke se despede do seu pai, e os rebeldes destroem a segunda Estrela da Morte.

 

star-wars-episodio-7

A queda do Império é o ponto de partida para “Star Wars VII: O Despertar da Força”. A partir de hoje, todo mundo vai tirar o sabre de luz do armário, vestir aquela camiseta com a máscara de Darth Vader, usar a máscara de um Stormtrooper, e imergir no resultado final que J. J. Abrams vai apresentar ao mundo.

Bom divertimento!