Hoje (12/09), temos o MTV Video Music Awards 2010, premiação de videoclipes da MTV norte-americana. Mas, nem tudo nesta semana girou em torno de música por lá. Temos novidades do canal descolado da Viacom, que podem interessar à vocês (ou não… ao menos fizemos a nossa parte).

A primeira está ligada à série mais badalada do canal no momento, Jersey Shore. A MTV encomendou mais conteúdo da série para após o final de sua temporada, em forma de programas especiais. Primeiro, teremos programa de reunião de elenco, bem no esquema “lavação de roupa suja”, que todo bom reality show deve ter. O final da atual segunda temporada vai ao ar em 21 de outubro nos Estados Unidos, e este especial deve ir ao ar na semana seguinte, no dia 28. O segundo programa deve ser um especial de bastidores, no estilo “behind the scenes”, que ainda não tem data de estreia. A terceira temporada vai ao ar em 2011. Para você ter uma ideia do sucesso da série, Jersey Shore deu média de audiência na última semana de 6,5 milhões de telespectadores, sendo a mais alta da história da série.

A segunda novidade é que a MTV decidiu retornar com os programas vespertinos ao vivo (vespertino, caso você ainda não saiba, quer dizer “período da tarde”. Ou seja, pare de ler este blog e vá estudar). O programa vai se chamar “The Seven”, e vai ao ar de segunda a sexta, e será transmitido direto dos famosos estúdios da MTV na Times Square, e estreia em 27 de setembro. Está focado em mostrar conteúdo de cultura pop e música, mostrando notícias de Hollywood, da indústria fonográfica, da moda, de comportamento, e de variedades, colocando em sete tópicos diretos e objetivos de coisas que estão acontecendo no momento e que o telespectador precisa saber. É considerada a última evolução do formato consagrado do finado (e saudoso) TRL (Total Request Live). O programa vai ao ar no horário do final de tarde, para pegar em casa os estudantes que estão chegando de um dia estafante de estudos, e segundo os executivos da MTV, The Seven será apenas o começo da retomada dos programas ao vivo na MTV. Teremos performances musicais ao vivo e entrevistas no programa, mas encaixar tudo isso em um programa de meia hora? Haja habilidade da MTV para isso. Uma coisa importante: o programa não terá contagem de episódios pois, baseado na experiência do TRL, eles esperam que o programa evolua consideravelmente depois do seu primeiro episódio, sendo desenvolvido e construído no ar.

Fonte e Fonte