glee-kurt-blaine

A GLAAD é uma organização que cuida dos aspectos midiáticos e advocatícios de gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos, publicou a versão 2013 do seu estudo anual “Where We Are on TV”, que mostra o índice de participação desses grupos na TV norte-americana. O estudo desse ano revela que o número de personagens GLBT sofreu uma queda, e que os canais que mais contam com personagens desse grupo são ABC, Fox e ABC Family.

Pela primeira vez, o estudo fez uma contagem dos personagens já incluindo as novas séries e as mudanças de elenco para a temporada 2013-2014. Por conta disso, a CBS (em grande parte por causa de Under the Dome e Two And a Half Men) saiu da última posição do ranking de números de personagens GLBT em suas produções entre os principais canais abertos, posto esse que ficou por anos no seu poder, por ser destacadamente o canal mais conservador entre os quatro grandes. Agora, a lanterninha pertence à NBC.

O estudo também mostra que a Fox é o canal que mais investe nos personagens GLBT, com 42% dos programas de primetime da temporada 2012-2014 apresentando imagens com personagens/apresentadores associados ao grupo. A ABC fica com a segunda posição, com 33% de inclusão.

Na TV a cabo, o canal ABC Family ficou na liderança, com 50% de sua programação, seguido pelo FX, com 40% de participação. Outros canais que receberam destaque positivo no estudo: CW, MTV, Showtime, CBS, HBO, TLC, TNT e USA Network.

O outro lado da história? Claro: o The History Channel teve 0% de inclusão de personagens GLBT no seu horário nobre.

A análise do GLAAD também mostra que há uma queda nos personagens desse grupo nas novas séries, caindo de 4.4% de 2012 para 3.3% em 2013. 26 dos 796 personagens regulares das novas séries pertencem ao grupo LGBT. E, mesmo sendo um número menor do que o registrado no ano passado, ainda é maior que os dados de 2011 (2.9%).

O estudo, em resumo:

Índice de tempo de personagens GLBT no horário nobre dos EUA:

– Bom: ABC, ABC Family, The CW, Fox, MTV, NBC, Showtime
– Adequado: CBS, FX, HBO, TLC, TNT, USA Network
– Ruim ou inexistente: History, TBS

Porcentagem de personagens GLBT:

ABC 5.4%
Fox 5.4%
CW 3%
CBS 1.9%
NBC 1%

Via TVLine, The Hollywood Reporter