the-voice-us-nbc-season-3

The Voice | NBC | Reality Competition | Temporadas: 04 | Indicações: 05 (Melhor Direção de Arte em Programa de Não-Ficção ou Variedades, Melhor Cabelo em Série Multi-Câmera ou Especial, Melhor Design de Iluminação/Direção de Iluminação em Programa de Variedades, Melhor Direção Técnica, Operação de Câmera e Controle de Vídeo em Série, Melhor Reality Competition)

A NBC é o canal que na última temporada cancelou simplesmente 12 programas que não davam mais audiência. Algo que parece estar bem longe de acontecer com The Voice. O reality musical é a segunda maior audiência do canal (só perdendo para o futebol americano das noites de domingo), sendo líder absoluto no seu horário. E olha que é na NBC!

O programa da Endemol é a versão norte-americana do formato originalmente lançado na Holanda, e conta com a produção de Mark Burnett (Survivor). Esses dois elementos são meio caminho andado para esse sucesso. Contando com um grupo de treinadores que são carismáticos (por diferentes motivos) e com forte relevância junto ao cenário musical dos Estados Unidos, um apresentador que já falava de música dez anos antes do programa nascer (Carson Daly, ex-TRL, da MTV), e candidatos de elevada qualidade musical, The Voice conseguiu se estabelecer como o melhor reality musical na TV atual.

É claro que outros fatores externos ajudaram. A comparação inevitável com American Idol, algo que poderia efetivamente prejudicar o programa, causou o efeito contrário. Ao perceberem o quão ruim estava ficando o reality musical da Fox, as pessoas não tiveram muitas dúvidas em seguir acompanhando o programa da NBC. Que cada vez mais foi ganhando em audiência.

O programa está indicado ao Emmy Awards 2013 em cinco categorias, quatro delas técnicas (algo que já era esperado, em virtude da elevada qualidade da produção), e o cobiçado prêmio de Melhor Reality Competition. The Voice tem o desafio de vencer essa categoria contra adversários de peso, como The Amazing Race, Dancing with the Stars e Top Chef. Porém, depois de quatro temporadas como líder de audiência no seu horário, podemos dizer para as demais que também se tornou um desafio vencer The Voice.