the-americans

The Americans | FX | Drama | Temporadas: 01 | Indicações: 02 (Melhor Tema Musical de Abertura em Série, Melhor Atriz Convidada em Série Dramática – para Margo Martindale)

O FX estreou nessa temporada The Americans, uma série que visa explorar as histórias de espionagem, com o clássico embate entre Estados Unidos e Rússia. Aliás, o tema “espionagem” está em alta dentro e fora da TV (abraço, Obama, que está lendo esse post nesse momento), mas independente disso, entendo que a série apresentou uma primeira temporada bem competente, digna das indicações que recebeu.

A história dos espiões da KGB que fingem ser um casal norte-americano em Washington (e que, por tabela, acabam se envolvendo de forma mais íntima, já que ninguém é de ferro – nem mesmo a cortina #piadainfame) pode parecer meio insossa para alguns, mas para quem gosta desse tipo de trama, pode ter um entretenimento bem interessante.

A série também ataca para o plot de família que tenta se manter unida (e manter o disfarce), com filhos pré-adolescentes que nem desconfiam o que os pais fazem, e acabam complicando a vida dos dois com os seus “dramas” tipicamente convincentes. Isso é até bem vindo. Já que tem que manter as aparências de ser um casal norte-americano comum, nada mais normal do que ter aborrecentes chatos em casa. Ainda mais quando o seu vizinho é um agente do FBI disfarçado, desconfiando de suas atitudes.

The Americans está indicada como melhor tema musical para abertura de série, o que é bem justo (eu gosto da abertura da produção) e para melhor atriz convidada em série dramática, com Margo Martindale. Acho as chances de levar um Emmy Awards esse ano relativamente pequenas, principalmente na categoria de atriz convidada. Por outro lado, Martindale, que já ganhou um Emmy, é bem competente, e pode levar a estatueta, o que seria até um certo ponto uma surpresa.

E vale lembrar que essa pode ser uma das últimas chances de Margo Martindale ganhar um Emmy na TV. Até porque na próxima temporada ela vai se transformar na “mamãe que peida” na CBS.