It’s a Great Place to Become Millionaires

The Amazing Race | CBS | Reality Competition | Temporadas: 22 | Indicações: 05 (Melhor Fotografia Para Programa de Realidade, Melhor Edição Para Programa de Realidade, Melhor Edição de Som Para Programa de Não-Ficção – Single ou Multi-Camera, Melhor Mixagem de Som Para Programa de Não-Ficção e Melhor Reality Competition)

Um fenômeno. The Amazing Race é (na minha opinião) o melhor reality competiton da TV, e é a competição mais autêntica que você pode encontrar. O programa exibido pela CBS está mais uma vez no Emmy Awards, algo que se tornou uma rotina desde 2003. E algo considerado natural para um programa com a sua proposta.

Contando com ninguém menos que Jerry Bruckheimer (CSI) na produção, The Amazing Race tem o simples conceito de “corrida de volta ao mundo”, com pit stops programados em cada uma das etapas. Quem chegar em primeiro na linha de chegada, ganha o prêmio de US$ 1 milhão. Simpels assim, sem truques. Ah, me esqueci: no meio do caminho, tem algumas tarefas a serem cumpridas, com diferentes graus de dificuldade, para testar a resistência, o raciocínio e o sincronismo entre as duplas participantes.

O que torna o programa algo que, muito provavelmente, jamais será cancelado pela CBS, é o fato deles conseguirem produzir um programa que não se aproveita do apelo da votação popular para a eliminação para que o mesmo seja interessante. Eu já disse isso antes: uma das regras essenciais para que um reality competition dê certo é permitir que o espectador interfira nos acontecimentos, ajudando a decidir o vencedor. Em The Amazing Race, isso não acontece.

Os próprios participantes decidem o destino do que vai acontecer no programa, e mesmo assim queremos ver tudo o que vai acontecer. É o efeito “vamos ficar aqui para ver o que acontece”. Funciona, e muito. E ninguém reclama disso.

Mais uma vez, The Amazing Race chega ao Emmy Awards 2013 chega como favorito a ampliar ainda mais a longa lista de vitórias na categoria Melhor Reality Competition. Nos últimos 10 anos, foram 10 indicações, e oito vitórias do programa nessa categoria. Então.. temos ou não um favorito máximo para vencer nessa categoria?