south-park

South Park | Comedy Central | Comédia/Animação | Temporadas: 16 | Indicações: 01 Melhor Série de Animação)

Ácido. Ousado. Provocativo. Fez The Simpsons e Family Guy parecerem programas para freiras beneditinas. Entra ano, sai ano, e South Park está aí, vivinha da silva, comprando brigas com celebridades, associação de pais, grupos de defesa de minorias dos mais diversos, e tudo isso com o objetivo de fazer as pessoas darem risadas dos absurdos da cultura pop.

South Park tinha tudo para dar certo, e tudo para dar errado ao mesmo tempo. Com gráficos simples e uma linguagem totalmente imprópria e inacessível para o público infanto-juvenil, era difícil até para o Comedy Central, que é um canal de TV paga nos Estados Unidos, em colocar o desenho no ar. Mas depois de tantas temporadas, e com a audiência do canal pedindo mais do mundo bizarro apresentado, a animação é hoje uma das mais bem sucedidas de todos os tempos.

Indo das tradicionais piadas contra o Canadá (que eles consideram “aquilo que há de pior no planeta”) até com a cientologia de Kate Holmes (e a suposta sexualidade ambígua de Tom Cruise), South Park tem como principal mérito o roteiro preciso nas piadas críticas, e um texto que realmente envolve o telespectador, mesmo que em muitas vezes de forma agressiva.

Aliás, o que é mais legal em South Park, é que mesmo que os palavrões sejam censurados, o desenho fica divertido (porque você se pega imaginando o que Eric Cartman está xingando naquele momento). O que prova um dos pontos dos seus criadores: a maldade SEMPRE está nos olhos de quem vê e ouve uma piada.

A série está mais uma vez indicada na categoria de Melhor Série de Animação, e mais uma vez, tem grandes chances de levar o prêmio no Emmy Awards 2013. Já está mais que acostumada a bater de frente com The Simpsons nessa categoria. Talvez possa ser surpreendida pelas novatas Bob’s Burgers, The Regular Show e Adventure Time, mas em condições normais de temperatura e pressão, a animação do Comedy Central é uma das mais fortes favoritas desse ano.