so-you-think-you-can-dance

So You Think You Can Dance | Fox | Reality Competition | Temporadas: 10 | Indicações: 07 (Melhor Direção de Iluminação/Design de Iluminação Para Programa de Variedades, Melhor Coreografia – quatro indicações, Melhor Apresentadora de Reality Show/Reality Competition – para Cat Deeley e Melhor Reality Competition)

Pouco falamos sobre So You Think You Can Dance aqui no SpinOff.com.br, mas saiba, amigo leitor, que ela é uma das produções mais vistas do canal Fox nos Estados Unidos. E ficamos sabendo que também faz muito sucesso entre a audiência online brasileira. E agora, você está sabendo que essa é uma das produções com o maior número de indicações ao Emmy Awards 2013.

Dizem que a dança é uma das formas mais primitivas de comunicação e expressão humana. Veio antes da escrita e da fala. Logo, está no embrião de 95% dos seres humanos ou gostarem de dançar, ou apreciar o ato de pessoas dançando. Só aí o sucesso de So You Think You Can Dance está explicado. Porém, o buraco é sempre mais profundo. A Fox conseguiu em dez temporadas manter uma mecânica competente para o programa (que tem um processo de escolha do vencedor muito parecida com American Idol), e mais: conseguiu se manter mesmo podendo sofrer as comparações com os demais programas semelhantes.

Afinal de contas, se tornou melhor do que Dancing with the Stars (que se vale de famosos para ter audiência), e vai além de ser uma competição de dança ao som de hits da música pop, como é o America’s Best Dance Crew (sem desmerecer o programa produzido por Randy Jackson; pelo contrário). Aliás, So You Think inspirou o programa exibido hoje pela MTV, e merecidamente recebe as sete indicações ao Emmys desse ano. É uma das melhores produções da Fox.

Aliás, a categoria de melhor coreografia é dada como barbada. Com quatro das cinco indicações em suas mãos, é praticamente impossível eles perderem (tá, 20% de chances, que é um número considerável). Já nas categorias de melhor apresentador de reality e melhor reality competition, as chances são menores. Mas são chances.

E não será surpresa se abiscoitar um desses prêmios onde o programa é visto como zebra.