portlandia

Portlandia | IFC | Comédia | Temporadas: 03 | Indicações: 02 (Melhor Roteiro em Programa de Variedades, Melhor Direção em Programa de Variedades)

Você pode nunca ter falado dessa série, muito menos do canal IFC (Independent Film Channel). Mas nunca é tarde para conhecer os dois. Portlandia é uma produção quase independente, que nasceu na internet, como uma série de esquetes cômicas que mostram os cruzamentos das referências da cultura pop com o mundo hipster. Mas em um resultado muito engraçado.

A série e comendada pelo ex-SNL, Fred Armisen, e Carrie Brownstein, que iniciaram suas parcerias para vídeos de comédia na internet em 2006, com o nome ThunderAnt. A maioria dessas esquetes eram centradas na cidade de Portland, onde as premissas vinham de coisas simples, mas que de alguma forma poderiam oferecer plots insanos e situações absurdas, como por exemplo discussões em jantares que não deram muito certo, performances solitárias e fracassadas diante do Hollywood Theatre e críticas aos reviews de pouco bom senso publicados no Yelp!

A ideia deu muito certo. Tanto, que a dupla decidiu adaptar o conceito para uma série de TV para o IFC, que acabou comprando o projeto da série. Não podemos chamar Portlandia de série independente porque a Broadway Video, produtora de Lorne Michaels (SNL) entrou como parceiro de Armisen e Brownstein no projeto.

Resultado: Portlandia colocou o IFC no mapa dos canais pagos norte-americanos. E não é a primeira vez que vemos a série indicada ao Emmy Awards. No ano passado, a produção recebeu as mesmas duas indicações, o que mostra o quão consistente a ideia da série é. E acredite: mesmo sendo pouco comentada no Brasil (e pouco comentada por nós aqui do SpinOff), vale a pena vocês pelo menos darem uma olhada nos vídeos publicados na internet, e depois, correr atrás de assistir pelo menos os primeiros episódios.