louie

Louie | FX | Comédia | Temporadas: 03 | Indicações: 06 (Melhor Direção em Série de Comédia, Melhor Edição em Série de Comédia Single-Camera, Melhor Roteiro em Série de Comédia, Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia – para Melissa Leo, Melhor Ator em Série de Comédia – para Louis C.K. e Melhor Série de Comédia)

Louie é aquele tipo de comédia “8 ou 80”. Ou você ama o que Louis C.K. faz na televisão, achando o comediante o mais genial da atualidade, ou você simplesmente odeia o tipo de humor que ele faz, entendendo que ele não passa de um Rafinha Bastos que fala inglês. Enquanto as opiniões se dividem Louie segue firme e forte, rompendo barreiras, fazendo piadas com minorias, quebrando esteriótipos e fazendo uma série totalmente experimental.

O grande mérito de Louis C.K. com sua série é justamente esse ar de produção independente. Que, na prática, é algo bem próximo à isso. O FX paga para o comediante fazer a série do jeito que ele quiser, para abordar (quase) todo e qualquer tema, na linguagem dele, e da forma que ele gosta de fazer. E dá certo (pelo menos para os críticos, que adoram ele).

O resultado é uma comédia completamente diferente da maioria das séries que existem no ar nesse momento. Pega o conceito de Seinfeld, que falava das situações constrangedoras de um modo escrachado, e coloca em um outro patamar, fazendo com que essas situações fiquem mais adultas e verossímeis. O resultado é um sentimento de vergonha alheia tamanha, que acaba novamente dividindo opiniões. Tem gente que acha Louie foda justamente por fazer graça de situações limite. Outros acham a série imbecil e de mau gosto, que faz uma comédia apenas para os ditos “especialistas”.

De qualquer forma, acaba tendo chances de levar alguns prêmios no Emmy Awards 2013. Como já disse antes, tanto a produção quanto o próprio Louis C.K. são muito bem vistos entre os votantes, e mesmo não acreditando que ele seja um ator digno de ser indicado (ele é um comediante; como ator de comédia, é o pior da lista de indicados), ele está lá com os seus méritos relativos.

É a favorita? Na minha opinião, não. Mas fiquem de olho. Tem grandes chances de ganhar mais prêmios que no ano passado.