london-2012

London 2012 Olympic Games Opening Ceremony | NBC/BBC | Eventos Especiais | Indicações: 05 (Melhor Direção de Arte para Programa de Não-Ficção ou Variedades, Melhor Direção em Programa Especial de Variedades, Melhor Edição para Programa de Curto Segmento ou Especial de Variedades, Melhor Design de Iluminação/Direção de Iluminação em Esepcial de Variedades e Melhor Programa Especial)

Ah, vá! Vai me dizer que você não sabia que até a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres poderia ser indicada ao Emmy Awards? Ah, não sabia? Então, vamos explicar: a cerimônia inteira foi transmitida para o mundo todo com imagens fornecidas pela OBS (Olympic Broadcasting Services), e no Reino Unido, foi exibida pela BBC. Porém, a transmissão norte-americana foi feita pela NBC, que detém os direitos dos Jogos Olímpicos desde a década de 1980. E como passou nos Estados Unidos… bem, ligue os pontos.

Como o evento está todo indicado em categorias técnicas (incluindo a de melhor programa especial), os vencedores são os profissionais envolvidos no evento. Aqui, nem temos que destacar tanto o canal que recebeu a indicação, mas sim aqueles profissionais (britânicos, é bom que se diga) que tornaram possível uma transmissão de qualidade.

Aliás, aqui é avaliado especificamente os detalhes técnicos da transmissão, e não da produção da cerimônia de abertura em si (exceto nas categorias de direção de arte e iluminação, que estão diretamente envolvidas com a produção da cerimônia). Mesmo assim, é legal saber que a Academia de Ciências e Artes Televisivas entende que tais eventos merecem ser premiados.

E vamos combinar: a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foi realmente muito bem feita!