family-guy-2013

Family Guy | Fox | Comédia/Animação | Temporadas: 11 | Indicações: 02 (Melhor Performance de Dublagem ou Narração – para Alex Borstein e Seth MacFarlane)

Considerada por muitos a melhor série de animação da atualidade (mesmo sem ter o mesmo brilho de antes), Family Guy ainda está forte no bloco Animation Domination das noites dominicais da Fox. Das séries hoje no ar no horário nobre do canal da raposa, é a que dá mais audiência, e por causa dela, Seth MacFarlane está expandindo os seus tentáculos na TV e no cinema dos Estados Unidos.

Nem vamos falar muito do filme Ted, pois esse se consolidou como um dos maiores sucessos do cinema. MacFarlane conseguiu migrar American Dad para a TBS (isso vai acontecer na próxima temporada), e mesmo perdendo The Cleveland Show (por enquanto; ela pode ser migrada para o Cartoon Network), a série da Família Griffin foi suficiente para que ele vendesse mais um projeto para a Fox, a série de gosto duvidoso, Dads.

Mas… o que torna Family Guy tão popular assim?

Simples: ela é ácida, ousada, irreverente, corajosa. É tão sem noção, que acaba sendo uma fórmula completamente diferente de se fazer uma série de animação. Aliás, MacFarlane se vale disso (e de algumas boas doses de maconha na cabeça) para expandir as ideias da série, não colocando limites para os argumentos. Poucos podem dizer que podem se dar ao luxo de colocar “qualquer argumento” na tela da TV, e ter a certeza que vai dar certo. Porque as pessoas vão gostar.

Pois, mesmo sem fazer nenhum sentido, faz total sentido dentro daquele universo. Afinal de contas, estamos falando da família Griffin.

As duas indicações de Melhor Dublagem são merecidas e justificadas. Os trabalhos de Borstein e MacFarlane são incríveis (aliás, MacFarlane pode imitar personagens em uma quantidade que poucos conseguem). Porém, a competição é dura. Além de Lily Tomlin narrando um especial para a HBO, temos um colega de elenco de MacFarlane em Family Guy como outro indicado: Seth Green, por Robot Chicken. E ele já venceu esse prêmio algumas vezes.