Elightened

Enlightened | HBO | Comédia | Temporadas: 02 | Indicações: 02 (Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia – para Molly Shannon, e Melhor Atriz em Série de Comédia – para Laura Dern)

Poucas vezes uma série da HBO me desagrada profundamente. Posso citar alguns casos: Luck (onde eles erraram na mão mesmo, pois cavalos morreram durante as filmagens), True Blood (que virou um samba da fada doida – aliás, tem final de temporada nesse final de semana), Girls (superestimada ao extremo – nunca foi essa série toda) e Enlightened… que eu não consigo explicar por que realmente essa série foi ao ar algum dia.

Eu juro que eu tentei ver a série além do piloto. Não só falhei nessa tentativa, como com dez minutos de piloto eu já estava com muita dor de cabeça, irritado com a história da protagonista, que em um belo dia surta diante dos colegas de trabalho, e busca mudar a sua vida, sendo uma pessoa tão iluminada que alcança a condição de “sou aquela que consegue salvar a vida de todos, e resolvo todo e qualquer problema”. Só que não.

Esse é o típico caso que temos que compreender o que realmente pode ser considerado como comédia. Tá, eu entendo o que quer dizer o termo “humor negro”. Agora, no caso específico de Enlightened, a série nem engraçada era! E posso dizer feliz que “era”, pois depois de duas temporadas e 18 episódios, a produção foi cancelada. Acho estranho que a HBO tenha demorado tanto tempo para que esse cancelamento tenha saído, e me pergunto se realmente tinha tanta gente assistindo essa série, e…

Não, pera… essa porcaria não tinha audiência alguma: o episódio mais visto teve 300 mil espectadores, e quando foi cancelada, apenas 220 mil testemunhas viram o final da série.

De qualquer forma, está no Emmy Awards 2013. Acreditem, se quiser, mas a indicação de Molly Shannon se explica melhor do que a indicação de Laura Dern. Sério, não entendo o que os votantes do Emmy veem em Laura Dern para indicar a atriz pelo segundo ano consecutivo, em uma série tão meia boca como essa.

Aliás, entendo: é a HBO, e os votantes são putinhas da HBO. É pelo mesmo motivo pelo qual acreditam que Lena Dunhan é “atriz”.