elementary-cbs

Elementary | CBS | Drama | Temporadas: 01 | Indicações: 02: (Melhor Abertura em Série, Melhor Tema Musical de Abertura de Série)

Essa foi a principal aposta da CBS na temporada 2012-2013. Elementary foi vista como a principal estreia do canal, mesmo cercada de críticas prévias e inevitáveis comparações com Sherlock (BBC). No final das contas, Elementary não só passou no teste, como foi renovada com relativa facilidade, e com uma das maiores audiências da CBS na temporada.

A série protagonizada por Jonny Lee Miller e Lucy Liu não é aquela que podemos chamar de “espetacular, genial e incrível”, como os ditos “especialistas” gostam de pregar aos quatro ventos, mas ao menos é uma série competente naquilo que faz. Contou a sua versão de Sherlock Holmes em Nova York (como um “filhinho de papai arrogante”, como alguns dizem), uma Dra. Watson (sim, uma Watson mulher), e apresentando casos e soluções que fazem o que há de mais importante em uma série de TV: deixar o espectador minimamente interessado no que vem a seguir.

Todos os esforços da CBS deram resultado. De forma quase surpreendente, Elementary foi escolhida como a série a ser exibida após o Super Bowl desse ano, herdando parte da maior audiência da temporada na TV aberta. Talvez esse foi o empurrão definitivo que a produção precisava para se estabilizar, mas independente disso, ela conquistou a confiança da audiência da CBS, que tradicionalmente é fã de séries procedurais.

No final das contas, chega ao Emmy Awards 2013 com duas categorias técnicas de peso menor. Não imagino Elementary sendo indicada a melhor série dramática no futuro, muito menos Jonny Lee Miller e Lucy Liu figurando entre os indicados a melhor ator e atriz de drama. Mas ao menos podemos ter certeza que Elementary pode ser aquela série que, em linhas gerais, é muito melhor que The Mentalist, que passa no mesmo canal.