defiance-syfy

DefianceSyFy | Drama/Ficção Científica | Temporadas: 01 | Indicações: 01 (Melhores Efeitos Visuais)

Série? Videogame? Seja como for, Defiance é a primeira grande tentativa da TV em fazer uma produção realmente transmídia. A série de ficção científica do SyFy vai reproduzir parte dos seus acontecimentos que acontecerem no jogo de videogame. Ou seja, parte do roteiro da série é construído pelos gamers, algo que é inédito e ousado. Até financeiramente: a grana investida nas duas produções é considerável.

Porém, para muitos, o mérito de Defiance se encerra mesmo no transmídia. Sabemos que é um dos sucessos do SyFy na temporada (obviamente, não superou o MITO MUNDIAL SHARKNADO!), e é uma das grandes apostas do próprio canal para as próximas temporadas (inclusive aqui no Brasil; o SyFy daqui passa a série com um delay mínimo), mas é série mesmo para que gosta MUITO de ficção científica (ou aos gamers, que vão querer ver suas ações refletidas na tela).

Estranhamente, a série está no Emmy Awards 2013 pelo ponto que mais causou polêmica no seu piloto: os efeitos visuais. Será que ninguém percebeu que os ursos-aranha gigantes morrem todos do mesmo jeito, caindo todos da mesma forma? Mesmo? Talvez os velhinhos da Academia de Ciências e Artes Televisivas de Hollywood deveriam cuidar um pouco mais das categorias técnicas. Só pra variar um pouquinho.

De qualquer forma, Defiance está no Emmys em 2013. Até porque, no ano que vem, todo mundo sabe que SHARKNADO será fatalmente indicado (#ironic). Tem chances de vencer o prêmio? Posso dizer que “sim”, mas apenas pelo fato de estar indicado. Em linhas gerais, Battlestar Galactica: Blood & Chrome (que também é do SyFy) e, principalmente, Game of Thrones merecem mais levar nessa categoria.