American-Idol-2013-judges

No passado, esse programa era sinônimo de medo para os demais canais. Ninguém ousava colocar qualquer tipo de programa para competir com esse reality, pois seria certamente esmagado na concorrência. Mas isso ficou no passado. A atual temporada de American Idol entrega para a Fox os seus piores índices de audiência desde a sua estreia (e com exceção da primeira temporada), e muitos analistas de TV já chamam o programa de “Estrela da Morte”. Bom, quem viu Star Wars sabe muito bem porque.

James Hibberd, do EW.com, escreveu um interessante texto sobre o assunto. Ele analisa que a principal pedra no sapato de America Idol (ou a X-Wing, na nossa metáfora) é justamente The Big Bang Theory (CBS) nas quintas-feiras. Para deixar as coisas ainda mais complicadas para o lado de Ryan Seacrest e sua turma, nas quartas-feiras, o reality musical está perdendo para Modern Family (ABC), que é líder no seu período e na audiência geral.

Podemos piorar? É claro! O último episódio de Idol registrou a audiência de 13.1 milhões de espectadores (ou 3.8 na demo 18-49 anos). Essa é, simplesmente, a menor demo do programa desde 2003 (segunda temporada), e a menor audiência desde sua estreia. Muitos podem dizer que Modern Family tem pelo menos 3 milhões de espectadores a menos, mas em compensação, tem uma demo 0.1 maior que o programa musical da Fox.

A gente já previa que isso iria acontecer. Já era sabido que American Idol não seria a mesma desde a saída de Simon Cowell. a pergunta que muitos fazem é: o quão baixa será a audiência média do programa no seu final de temporada, marcado para o dia 16 de maio? Não sabemos. Mas que estamos diante do início do fim de um dos programas mais emblemáticos da TV, isso é fato. Aquele que ajudou a iniciar o fenômeno dos reality shows nos Estados Unidos hoje está relegado a um programa onde as pessoas não se importam mais.

Ainda mais contando com Mariah Carey e Nicki Minaj na bancada de jurados…