Graças aos DVRs, VODs e sites de streaming, a batalha pela audiência na TV nunca foi tão acirrada. O poder nunca esteve tão nas mãos do telespectador na fall 2017, que tem no controle remoto a sua principal arma.

Logo, toda decisão tomada pelos canais nas grades de programação são minuciosamente analisadas, e um passo em falso pode ser um desastre para uma série.

Na fall 2017, até as noites de sexta se tornaram campo de batalha, com alguma relevância para séries que querem mostrar o seu valor.

Vale lembrar que são 39 séries novas entre os principais canais abertos norte-americanos na temporada 2017-2018. Então… vamos ver onde está a zona de perigo?

Em quatro cenários os DVRs vão trabalhar um pouco mais. Vejamos:

 

Terças, 9 PM: Black-ish (ABC) vs The Mick (Fox) vs Superstore (NBC)

O bloco de comédias de terças da ABC recebe Black-ish, queridinha de muita gente, para enfrentar a estável Superstore e a promissora The Mick.

Black-ish tem uma ótima demo de 2.5, mas conseguia isso recebendo a audiência de Modern Family nas quartas. E agora? Como vai ser?

Lembrando que The Mick tem uma demo estável (1.8) e que Superstore ganhou audiência de uma temporada para outra (5.3 milhões).

São três séries com temáticas diferentes, o que pode intensificar a competição pela audiência no horário.

 

Quintas, 8 PM: Will & Grace (NBC) vs The Big Bang Theory (CBS)

A atual comedia #1 dos EUA vai enfrentar a ex-comédia #1 dos EUA. Apenas isso!

Vale lembrar que a série da NBC ainda terá que enfrentar o futebol americano do Thursday Night Football, que é um campeão de audiência.

Mesmo assim: TBBT tem média na demo de 3.2, mas… a grande pergunta é: quantos dos 25 milhões de telespectadores da temporada final de Will & Grace voltarão?

Mais: qual caso vai se repetir aqui: o sucesso de The X-Files na Fox? Ou o fracasso de Heroes Reborn na NBC?

 

Quintas, 9 PM: This Is Us (NBC) vs Scandal (ABC)

Uma das batalhas mais interessantes da fall 2017.

A NBC foi corajosa ao deslocar This Is Us para as quintas, tirando a série da estabilidade de receber audiência de The Voice.

Com uma demo de 4.8 milhões e audiência geral de 15.2 milhões, poderíamos dizer que é causa ganha para o canal do pavão. Mas Scandal está na sua temporada final, e isso deve ajudar a série a ganhar audiência.

Sem falar que as duas também enfrentam o Thursday Night Football na CBS e a primeira série live-action de Seth MacFarlane na Fox, The Orville.

 

Sextas, 8 PM: Once Upon a Time (ABC) vs Blindspot (NBC) vs MacGyver (CBS)

A CBS é líder nas noites de sexta com Blue Bloods e Hawaii Five-o, e a peça final para a noite perfeita parece ser o reboot de MacGyver.

Porém, ABC e NBC querem jogar água nesse chope. Tanto Once Upon a Time como Blindspot já viram dias melhores, mas podem canibalizar a audiência da CBS se mantiverem suas respectivas demos.