The Shannara Chronicles-01

Será que a MTV encontrou o seu “Game of Thrones” (com várias aspas e guardadas as suas devidas proporções)?

Pois bem, um belo dia, alguém lá na MTV se levantou e disse: “não precisamos de música em um canal que um dia se chamou ‘Music Television’, mas sim de uma série épica”. E aí temos The Shannara Chronicles, série que é uma adaptação da saga de livros “The Sword of Shannara Trilogy”, escrita por Terry Brooks. Ou seja, automaticamente reforçada a repetição de tática adotada tão bem pela HBO, buscando trazer uma história já popular junto ao público jovem para a mídia televisiva.

Eu confesso que séries épicas e/ou mitológicas não são muito a minha praia. Confesso que, apesar de Game of Thrones ser excelente nos seus aspectos técnicos, eu sigo com a série meio a fórceps, já que algumas resoluções da trama se tornaram altamente questionáveis, na minha opinião. Mas independente disso, entendo que séries desse tipo estão em evidência justamente para se comunicar com o perfil do novo telespectador: o jovem adulto que já consome esse tipo de história em outras mídias, buscando assim uma audiência mais fiel para acompanhar uma trama de fantasia.

Vejo o caso de The Shannara Chronicles como algo similar. É claro que não estou comparando a série da MTV com o drama fantástico da HBO. Nem de longe. Mas a ideia, o princípio básico para o canal aprovar uma série como essa é basicamente o mesmo. Os executivos da MTV não são burros, e certamente fizeram uma intensa pesquisa de mercado para detectar que a sua audiência está consumindo esse tipo de história, e a partir daí, decidiram aprovar uma série com essa temática.

Fatalmente eu não sou o público alvo de The Shannara Chronicles. Eu fiz um esforço tremendo para concluir os longos e desnecessários 80 minutos do piloto (aliás, não vejo motivos para episódios duplos em metade dos pilotos que eu assisto), que até não é ruim em linhas gerais. Sou eu que não gosto de acompanhar esse tipo de história. Mesmo assim, pelo compromisso que tenho com o SpinOff, decidi conferir tudo para ter minhas impressões daquilo que me toca: o episódio piloto em si.

Poster-Serie-MTV-The-Shannara-Chroniclesfff

The Shannara Chronicles tem um piloto que mostra mais uma vez como a MTV tem mais acertos do que erros na hora de aprovar suas séries. É um episódio tecnicamente bem feito, com ótimos efeitos visuais. O resultado final do universo criado por computador dá um baile na maioria das coisas que o Syfy apresentou na vida (o que, convenhamos, não é algo tão difícil assim…), com uma estética visual convincente, e que te coloca na atmosfera daquele universo de fantasia.

O roteiro também é competente para explicar de forma acessível do que se trata toda aquela história, principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com os livros. Os personagens principais são facilmente detectáveis e os diálogos não são tão prolixos ou complexos. É um piloto acessível como um todo. Só resta saber se a MTV fez um bom trabalho com a adaptação dos livros. Só os leitores da saga literária poderão responder essa questão.

De qualquer forma, The Shannara Chronicles é recomendado para quem gosta desse tipo de história. Particularmente, não vou acompanhar porque não é o meu estilo de série. Mas nem por isso vou dizer que o piloto é uma grande porcaria (como Olympus foi, já que falamos do Syfy). Acho que dentro de sua proposta, a MTV fez um ótimo trabalho nos aspectos técnicos, e, com alguma sorte, a produção pode vingar por algum tempo no (finado) canal musical.

Até porque conheço mais de uma pessoa que gosta dos elfos.