party-over-here

Não é o Saturday Night Live.

Nem pode ser. Até porque Lorne Michaels determinou que Party Over Here só teria a bênção dele se o programa não fosse concorrente direto no horário de sábado à noite do Saturday Night Live. Assim, o programa de esquetes da Fox produzido pelo grupo de humor The Lonely Island (Andy Samberg, Akiva Schaffer e Jorma Taccone) vai ao ar meia hora antes do programa da NBC. E foi melhor assim.

Basicamente, Party Over Here é um programa de esquetes de humor, cujo elenco é composto pelas comediantes Nicole Byer, Jessica McKenna e Alison Rich. O programa apresenta situações de humor e textos mais ágeis, com piadas no estilo de esquetes de grupos nova-iorquinos de comédia. É basicamente o mesmo embrião do SNL, mas em um formato bem mais compacto e, na minha opinião, engessado.

É uma tentativa da Fox em diversificar a sua programação, tentando criar um segmento de humor nos sábados à noite, no horário de late night (para fazer companhia para o programa, o canal vai exibir reprises de Cooper Barrett’s Guide to Surviving Life). Porém, é a mesma Fox que tem problemas de audiência com boa parte de suas séries. E que a última tentativa que a Fox fez nesse horário para um programa de variedades no horário de late night (The Wanda Skyes Show, 2010) fracassou.

Talvez o problema não seja exatamente o horário. Talvez o problema seja a Fox mesmo.

party-over-here-fox

Party Over Here não parece ser algo orgânico, como é o SNL. Apesar de ter a audiência junto ao palco, por diversos momentos as risadas pré-gravadas puderam ser percebidas no episódio piloto. Isso tira um pouco da graça e naturalidade do programa. Tudo bem, entendo que não é um programa de esquetes ao vivo, mas usar de tais artifícios tira um pouco da graça do programa.

Mas nem tudo está perdido. Party Over Here até tem piadas bem pensadas, mesmo sendo piadas “regionais” (que a galera de Nova Iorque vai curtir mais). Quem sabe se mexendo um pouco na estrutura geral do programa ele possa funcionar melhor. O pouco espaço na grade para apresentar suas ideias pode prejudicar o show. Mas… quem sabe? Seria bom se a Fox vingasse algo nesse horário de sua grade.