complications_aspot_castinfo

Será que Jason O’Mara, doravante conhecido como ‘âncora’ (e quem ouve o SpinOff Podcast sabe por que), vai conseguir fazer Complications dá certo? O piloto do USA Network tem longuíssimos 104 minutos, mas entendo que não é preciso ver tudo isso para ter uma ideia geral da série. Por outro lado, muitos vão querer ficar até o final, só para ver o que acontece. E eu não culpo essa galera.

Toda a trama é centrada no Dr. John Ellison (Jason O’Mara), um médico suburbano de um pronto socorro. Ele é um cidadão que está exausto e desiludido com sua vida e carreira. Por conta disso (e de outras coisas que muito provavelmente vamos descobrir ao longo da temporada), ele sofre de distúrbio comportamental, onde ele tem grandes dificuldades de controlar a sua raiva.

Como se brincar que O Incrível Hulk já não fosse problemas demais, John ainda e testemunha de um tironeio, onde um garoto é baleado e seriamente ferido. No meio do atendimento, ele deixa o moleque lá sangrando e morrendo, pega uma arma que está no chão e atira em um dos membros da gangue que vinha com um carro na sua direção e na do garoto.

O ato heroico do doutor é o suficiente para iniciar uma série de outros acontecimentos, que geram consequências seríssimas para ele, para alguns dos seus pacientes e para o pronto socorro que ele trabalha. Em resumo: gera um monte de ‘complicações’ (sacaram?). Sua vida pessoal e profissional é completamente modificada, e ele é obrigado a reavaliar as suas convicções sobre a medicina, e se realmente a sua profissão é a mais adequada para ele salvar vidas.

Sim, pois diante de tantas situações onde ele se coloca no limite,  John percebe que ser médico não basta. Ele precisa também ser justiceiro para evitar a morte de outros inocentes.

complications

Eu até gostei do piloto de Complications. Não achei ruim não. Só achei 104 minutos algo desnecessário. Quero ver um piloto de uma série de TV, e não um telefilme. Não é possível que os roteiristas não consigam mais condensar uma história introdutória em apenas 42 minutos. O caso desse piloto é clássico: pra quê exibir o primeiro e o segundo episódio no mesmo dia? A primeira parte já é boa do jeito que é, pois explica a ideia geral da série.

Fora isso, o piloto é bom sim. Apesar de alguns absurdos de roteiro aqui e ali, é uma trama que prende o telespectador por contar com um bom texto, e um personagem principal que tem um perfil interessante. Eu sei que a gente já viu outros anti-heróis na TV, e essa dualidade entre mocinho e vilão não é algo tão original assim. Mesmo assim, Jason O’Mara, por incrível que pareça, consegue compor bem o papel de médico perturbado.

Acho que considerando todos os aspectos abordados, vale a pena conferir o piloto de Complications, mesmo que seja a primeira parte (que dura pouco mais de 50 minutos). Depois, se você gostar, você volta e assiste a segunda parte, e decide se continua a temporada toda ou não. Eu mesmo pretendo fazer isso. Até porque eu entendo que ‘nunca a tradição da âncora esteve tão perto de ser quebrada’.