canais

 

Quem sou eu para fazer o papel de profeta do apocalipse, mas… já percebeu que estamos em janeiro de 2017, e nenhuma série foi anunciada como oficialmente cancelada pelos principais canais abertos norte-americanos?

Pois é… isso começa a se tornar um problema para os próprios canais.

Com qualquer demo acima de 1.0 sendo considerado “um sucesso”, nenhum dos cinco grandes canais abertos dos Estados Unidos (ABC, CBS, Fox, NBC e – porque vocês querem assim – CW) anunciou oficialmente um cancelamento.

Isso provocou um “engarrafamento” de séries na midseason, e várias séries ainda esperam um espaço na grade de programação para estrear.

 

Exemplos: a ABC ainda tem que estrear Downward Dog e Still Star-Crossed (que deve mudar de nome); a NBC tem que estrear a terceira temporada de The Carmichael Show, o drama estreante Midnight, Texas e a comédia Marlon, sem falar na volta de The Night Shift (que deve ser exibida na summer season).

Os canais estão mais resistentes no cancelamento das séries. Não querem jogar dinheiro fora antes de explorar todo o potencial das produções.

O problema é que novos pilotos são encomendados. Esses pilotos podem ser aprovados, e o tal “engarrafamento” de séries só aumenta. ABC, CBS,Fox, NBC e CW já encomendaram 88 pilotos de dramas e comédias até agora. É o maior número de projetos encomendados desde 2015 (85), que ainda estava abaixo do volume encomendado em 2014 (95) e 2013 (100).

Sem falar que, na tentativa desesperada de alcançar o sucesso da Netflix, alguns canais aumentam os custos com elenco e produção de pilotos, que chegam a custar US$ 1 milhão. Os custos associados às novas séries só crescem, e cada série tem que competir com mais de 450 produções em exibição a cada temporada.

Logo, em temos de crise, fica muito difícil um canal anunciar um cancelamento, e assinar um prejuízo dessa escala.

A ABC já encomendou menos pilotos de comédia, porque tem muitas comédias na grade que não serão canceladas, incluindo as que estrearam nessa temporada.

Mesmo assim, conta com uma grade de midseason problemática, onde precisa entregar séries como Time After Time, Making History, The Catch, Imaginary Mary e Great News.

Sem falar que alguma série de midseason pode virar um megahit, complicando a vida do calendário da fall season (Scandal e Empire vieram da midseason, lembra?).

A CBS deve ter o mesmo número de pilotos encomendados no ano passado (17), talvez adicionando um ou dois dramas, já que nesse caso as séries dramáticas do canal raramente são canceladas.

 

Por fim, e apenas como perspectiva, veja o número de pilotos encomendados pelos canais nos últimos cinco anos. E faça as contas, pois o engarrafamento prossegue.

 

Canal           2016    2015    2014    2013    2012

ABC                  24        25        27        24        24
CBS                  17        18        19        23        16
Fox                   19        15        16        16        16
The CW             6          4           6          8          8
NBC                  22        23        27        27        23

Totals               88       85        95         98        87