Uma menina autista de 13 anos pintou um quadro e adicionou a frase Winter is Coming, para homenagear a série Game of Thrones. Depois de compartilhar a obra na rede social para artistas Redbubble, os responsáveis pelo site eliminaram a imagem, por exigência da HBO.

Jonathan Wilcox, pai da garota, explica que a HBO tem uma marca registrada nos Estados Unidos sobre a frase, e que esse tipo de processo era algo frequente para os advogados da produtora.

 

Até a proteção da propriedade intelectual precisa ter limites!

 

 

A criança participava de um projeto, onde a cada dia do mês ela teria que criar uma obra centrada em uma cor específica. A imagem foi publicada em várias redes sociais, mas foi no Redbubble que a exigência da HBO se fez efetiva.

Paul Gordon, conselheiro regional do Redbubble, afirmou que não viu o comunicado da HBO, mas confirmou a remoção da imagem depois do pedidio da empresa. Mas alerta que isso não significa que a rede social tem uma opinião formada sobre a suposta violação de propriedade intelectual.

A HBO não fala sobre o caso, mas Wilcox se declara surpreso com a atitude, e pretende boicotar qualquer produção da marca.

É fato que a lei de propriedade intelectual protege as obras de artistas e empresas, mas esta situação levanta dúvidas sobre o alcance dessas leis. É curioso, já que o marketing indireto que os fãs de filmes e séries oferecem para as produções é algo muito interessante.

Era realmente necessário agir assim? Não estamos testemunhando ao absurdo para proteção dessas obras?

 

Via The Register