network_-_h_-_1976 TCA

 

Momento histórico na TV norte-americana, mas às avessas. Os principais canais abertos norte-americanos (ABC, Fox, NBC e CBS) decidiram abandonar o Television Critics Association Winter press tour 2017 (TCA) em janeiro, e não farão eventos falando sobre o futuro dos seus canais.

A CW (que sempre consideramos um café-com-leite nesse grupo) estará presente. E isso pode ser muito relevador.

Os quatro grandes da TV dos EUA acompanham a decisão antes tomada por Amazon, Netflix e Starz. Se bem que o caso desses três últimos pode ser bem diferente do motivo do nosso quarteto querido.

E esse motivo é: a TV aberta norte-americana está em crise. E faz tempo. E os executivos decidiram se calar sobre o tema.

 

 

A melhor resposta é o silêncio. Mas não nesse caso

 

Os executivos dos canais perdem uma excelente oportunidade de mostrar que estão dispostos a mudar o cenário atual. Sem falar que o TCA normalmente é o local para falar sobre o futuro.

Só que o futuro segue negro, em todos os aspectos. Poucas séries conseguem boa audiência, várias delas perderam ou despencaram nos seus números, e entre as novatas, pouquíssimas conseguiram se destacar.

Na verdade, só vejo This Is Us (NBC) realmente em evidência entre as novas.

Além disso, o futuro imediato obriga os executivos a dissertarem sobre o assunto que eles estão evitando a todo custo: séries que podem ser canceladas.

Já escrevi aqui no blog que os canais estão usando outros termos para não oficializar o cancelamento prematuro das séries. E o TCA seria um verdadeiro interrogatório sobre este tema tão suculento para as editorias.

Por fim, o futuro da summer season é outro tema constrangedor para alguns canais. Especialmente para a CBS, que cancelou quase todas as suas séries.

Logo… pra quê participar de um evento que mais pode queimar o filme do que beneficiar?

Tudo bem, eu não concordo com a estratégia… mas compreendo o medo deles.