emmy-wallpaper

“Por que eles não ligam para o fato de eu precisar ir para a escola no dia seguinte” está bem longe de ser uma resposta válida. Tradicionalmente, o Emmy Awards acontece em um domingo, para marcar não só a celebração dos melhores da temporada anterior, mas também o início de uma nova temporada de TV. Mas em 2014, os envolvidos na história decidiram realizar o evento em uma segunda-feira (como se ninguém tivesse NADA pra fazer na terça-feira de manhã).

Não é a primeira vez que isso acontece, e provavelmente não será a última, principalmente quando a NBC exibir o evento. Na edição de 2014 (que promete ter apenas 3 horas de premiação), existem pelo menos três bons motivos para que o evento fosse transferido para a noite da segunda, obrigando você a negociar com sua mãe a televisão (sim, pois muito provavelmente ela vai querer assistir a novela das 9).

Esse post lista os três principais motivos para que o Emmy Awards 2014 aconteça em uma segunda-feira.

 

1. 2014 MTV Video Music Awards

mtv-vma-2014-logo

Sabe aquele negócio do “quem chega primeiro, tem a preferência?”. Pois bem, a MTV marcou a data do Video Music Awards 2014… EM 2013! Os caras da Viacom ficaram tão empolgados com o show de 20 minutos do Justin Timberlake e com a Miley Cyrus esfregando a bunda no pinto do Robin Thicke, que em agosto de 2013 eles definiram que o VMAs 2014 aconteceria no dia 24 de agosto de 2014. Um domingo. Não deixando a última semana de agosto para o Emmy Awards.

A mídia norte-americana não suporta duas premiações no mesmo dia, e isso faz todo sentido. Pense no fato que boa parte dos jornalistas que cobrem o VMAs cobrem TAMBÉM o Emmy Awards. Sem falar em um bom grupo de celebridades que foram convidadas para os dois eventos. Escolher qual festa da boca livre ir é muito complicado. Oferecer o direito de se esbaldar nas duas é o mais correto.

Além disso, em nenhum local civilizado do planeta duas premiações de grande porte acontecem ao mesmo tempo. Ok, não vamos discutir nesse post que a MTV deixou de ser canal de música faz tempo, e que se queremos ver músicas, vamos ao YouTube. Mas o VMA ainda é a maior audiência anual do canal, e todo mundo fala disso no dia seguinte, de uma forma ou de outra.

 

2. Final da pré-temporada do futebol americano (NFL)

Golden Tate, Nate Irving, Brandon Marshall

Não se iluda, amigo leitor: qualquer evento esportivo na TV dá mais audiência que o Emmy Awards, e isso é fato. A NBC pagou caro demais para ter os direitos dos jogos dominicais da NFL, que é ‘apenas’ a atração que mais dá audiência para o canal NO ANO. Ou seja, é mais que compreensível que a NBC opte por mostrar 22 pessoas atrás da bola oval do que o Bryan Cranston ganhando o Emmy de melhor ator em drama.

São negócios, crianças. E, nesse caso, fica claro que da próxima vez que o canal do pavão tiver os direitos de exibição do Emmy Awards (que, como vocês bem sabem, é transitório, alternando a cada ano entre as quatro grandes redes norte-americanas), a decisão de exibir a premiação da TV em uma segunda-feira (muito provavelmente) será a mesma.

Até porque é esse o motivo que puxa o nosso item #3.

 

3. Capitalizar na audiência em uma noite de segunda-feira

barely_legal_pawn_a_l

Diante do cenário apresentado, a NBC toma a decisão (coerente até) de exibir o Emmy Awards 2014 em uma segunda-feira, canibalizando a audiência dos demais canais. Não que eles não fossem vencer na audiência na noite de domingo, mas levando em conta que estamos na final de uma sonolenta summer sesason – e que as chances das pessoas estarem em casa na noite de segunda são muito maiores que em uma noite de domingo -, as chances de sucesso se potencializam.

Afinal de contas, os principais canais abertos vão exibir reprises (nem a CW vai ser burra em exibir algo inédito nesse dia), não tem a concorrência de grandes eventos esportivos (nem a NASCAR vai atrapalhar nesse final de semana), e todas as atenções estarão concentradas para a premiação. Ok, tudo pode dar errado? É claro que sim. Mas vendo pela ótica de Bob Greenblatt, a escolha é acertada.

Logo, meu amigo, comece a pensar na desculpa para faltar ao compromisso de segunda, ou explicar o sono na terça-feira. O Emmy Awards 2014 acontece na próxima segunda-feira, e tenho (quase) certeza que você vai se divertir com o evento. Talvez os vencedores te irritem um pouco. Mas isso vem acontecendo nos últimos anos. Logo… normal.

Boa festa, povo!