O pessoal da PriceWaterhouseCooper assumiu toda a responsabilidade pelo Envelopegate do Oscar 2017. Ao mesmo tempo, no meio dessa controvérsia toda, é possível estabelecer os verdadeiros vencedores e perdedores da premiação.

Sim, pois se La La Land venceu e perdeu na mesma noite, há algumas pessoas que não tiveram a mesma sorte (ou falta dela).

 

VENCEDOR: MOONLIGHT

O “underdog” da premiação já era o favorito da mídia e de boa parte da indústria, por ser tão bem criticado custando tão pouco.

 

PERDEDOR: WARREN BEATTY

Sua explicação sobre o incidente beirou a infantilidade. Ele poderia ter ficado calado, poderia ter pedido para a produção o envelope correto… e poderia ter inclusive sequer ter explicado o que aconteceu depois de tudo ter acontecido. Enquanto isso…

 

VENCEDORA: FAYE DUNAWAY

…a parceira de Beatty no crime, mesmo declarando La La Land como vencedor, pulo fora do escândalo, saindo rapidamente do palco quando o circo dos erros começou a pegar fogo.

 

PERDEDOR: PRICEWATERHOUSECOOPERS

A frase “você tem apenas um trabalho para fazer” nunca ganhou tanto peso. E por causa dessa empresa, um envelope foi o assunto mais comentado das redes sociais por pelo menos 24 horas.

 

VENCEDORE: JORDAN HOROWITZ (produtor de La La Land)

Enquanto todos pensavam no que fazer, Jordan Horowiz fez o óbvio: o certo. Se colocou diante do microfone e anunciou, com autoridade, a vitória de Moonlight como melhor filme do Oscar 2017.

 

PERDEDOR: FRED BERGER (produtor de La La Land)

Uma evidência de vídeo sugere fortemente que o produtor de La La Land começou o seu discurso de agradecimento DEPOIS de saber que o seu filme, na verdade, não venceu.

 

VENCEDOR: AL SEIB (fotógrafo do L.A. Times)

A foto do momento exato em que Horowitz anunciou Moonlight como vencedor do Oscar 2017 resume o sentimento geral de todos diante desse cenário patético.

 

 

PERDEDOR: JIMMY KIMMEL

Tentando remediar o desastre, Kimmel tentou consolar o pessoal de La la Land com um “eu acho que vocês deveriam ficar aqui no palco de qualquer forma”…. como se alguém quisesse testemunhar isso na melhor posição do Dolby Theatre.

 

VENCEDOR: STEVE HARVEY

A sua gafe no Miss Universo de 2015 saiu do primeiro lugar das “confusões mais constrangedoras envolvendo envelopes em premiações”.

 

PERDEDOR: LA LA LAND

Falemos um pouco sobre ironia cruel: um filme sobre a mágica de Hollywood e sonhos acabou em uma tragédia sem precedentes.