match_game_stranger_things_split

Com mais uma summer season chegando ao fim, chegou a hora de eleger os vencedores e perdedores desse período de entressafra televisiva.

O The Hollywood Reporter escolheu os seus vencedores e perdedores da summer season 2016, e esse post analisa essas escolhas… da forma “mais imparcial possível” (como se isso realmente fosse possível…).

 

VENCEDORES: Os realitys e programas ao vivo dos canas abertos

the_100000_pyramid_h_2016

 

A ABC colocou na sua grade dominical game shows clássicos, como $100.000 Pyramid, Match Game e Celebrity Family Feud, e se deu bem com isso.

Os programas foram renovados e deram ótimas audiências para o canal, muito em parte porque foram exibidos antes dos Jogos Olímpicos.

Sem falar que nessa temporada o America’s Got Talent (NBC) alcançou a sua melhor audiência em cinco anos, e que Big Brother (CBS) e The Bachelorette (ABC) seguem sendo muito vistos.

 

VENCEDORES: Os movimentos dos canais pagos em 2016

preacher_still_h_2016

 

O AMC apresentou Preacher, que teve média de 3.3 milhões de telespectadores na primeira temporada. A primeira série do canal OWN, Greenleaf, alcançou 3 milhões na estreia.

O Starz decidiu deslocar Power para o domingo, e alcançou 2.9 milhões de telespectadores. Ballers (HBO) foi vista por 2.4 milhões de pessoas na média.

The Night Of (HBO) foi muito bem elogiada. Sem falar em Stranger Things (Netflix), aclamada por muitos.

 

VENCEDOR: NBC

bob_greenblatt_-_h_-_2016

 

Foi uma summer season muito boa para o canal do pavão, que registrou aumento de audiência de 11% em relação à summer de 2015 (e isso, sem contar com eventos esportivos), enquanto que os demais canais ou estabilizaram ou perderam audiência.

O mais impressionante disso é que a audiência dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um pouco abaixo do normal, e o canal não exibe jogos de pré-temporada do futebol americano.

Mesmo assim, foram 12 semanas consecutivas da NBC liderando a audiência, algo que o canal não experimenta há 19 anos.

 

PERDEDORES: séries roteirizadas

braindead3

 

BrainDead (CBS) e American Gothic (CBS) são dois exemplos claros do que estou falando.

As duas fizeram a CBS sentir saudades de Under the Dome.

A NBC não pode falar muito nesse aspecto: Aquarius perdeu 37% de audiência, e foi jogada para o limbo dos sábados. O mesmo dizemos da Fox, onde Wayard Pines perdeu 50% de sua já minúscula audiência.

PERDEDORES: Os movimentos dos canais pagos em 2015

unreal_s02e07_still

 

Calma. Eu explico.

Na summer season 2015, os canais pagos entregaram séries que receberam grande visibilidade, mas que nesse ano perderam audiência.

UnREAL (Lifetime) perdeu 5%, e Mr. Robot (USA Network) caiu 20% na audiência. Mas as duas séries seguem aclamadas pelos críticos.

 

PERDEDOR: Fox

coupled_fox_still_h_2016_0

 

A CBS perdeu 10% de sua audiência nessa summer season, mas isso não parece ser tão ruim quando vemos que a Fox perdeu 20%.

Com apostas no reality Coupled (de Mark Burnet) e uma leva de séries roteirizadas sem muito sentido, a Fox sofreu.

O canal foi duramente golpeado pelos Jogos Olímpicos e pelas convenções nacionais para presidência dos Estados Unidos.

 

Via The Hollywood Reporter