fall season

 

Com a pausa de final de ano nas séries norte-americanas, chegou a hora de fazer aquela lista bonita de vencedores e perdedores da fall season 2016.

Quais foram as séries que se deram bem junto a audiência? E quais são as séries que podem entrar de férias permanentes?

Entre as novatas, This Is Us é a grande vencedora. Entre as veteranas, NCIS: Los Angeles conseguiu se consolidar nas noites de domingo. E Scream Queens está pedindo para morrer.

 

Este é um post dividido em duas partes. Esta é a segunda parte da lista entre os vencedores e perdedores da fall season 2016.

 

VENCEDOR: Comédias estreantes do FX

Dias depois do fim de Sex&Drugs&Rock&Roll, o canal lançou com sucesso as aclamadas comédias Better Things e Alanta, mostrando que ainda é possível obter bons resultados com produções de 30 minutos.

 

PERDEDORA: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.

A decisão da ABC de colocar a série no problemático horário das 10 PM das noites de terça custou caro: queda de 33% na demo, superando apenas 7 de 38 dramas dos 4 canais abertos norte-americanos. A inclusão do Cavaleiro Fantasma na série atraiu alguns olhares, mas nada que efetivamente represente um fantasma para a concorrência.

 

VENCEDORA: Fox Sports

Com uma média de audiência geral de 23.4 milhões de telespectadores ao longo de sete jogos decisivos da série final do baseball – com o último jogo alcançando 40 milhões, a maior audiência em 25 anos -, a histórica serie final entre Cubs vs Indians foi um gol de placa para a Fox.

PERDEDORA: The Rocky Horror Picture Show

Com audiência total de 5 milhões de telespectadores e demo de 1.7, o remake do musical ficou em um distante quinto lugar (atrás até mesmo do fraco Peter Pan Live) entre os recentes eventos musicais da TV. Talvez o mais desapontante de tudo isso foi o fato de haver trechos pré-gravados, o que tirou inclusive a originalidade que o filme tinha de sobra.

 

VENCEDOR: Saturday Night Live

Ter uma temporada com uma eleição presidencial tão peculiar foi um prato cheio para os roteiristas do SNL. Sem falar nas escolhas de apresentadores e convidados musicais pontuais. As audiências dos episódios foram superlativas.

VENCEDOR: The Good Place

Com média de audiência de 4.3 milhões de telespectadores, e demo de 1.2, a comédia estreante é uma companhia sólida para Superstore. Ainda mais importante isso: conseguiu reinventar o bloco de comédias de quinta da NBC, trazendo Kristen Bell e Ted Danson para o canal. E apesar dos executivos lamentarem a decisão de Michael Schur (criador da série) em limitar a temporada em 13 episódios, isso pode ter (finalmente) ensinado à NBC uma importante lição que os canais pagos aprenderam há muito tempo: a quantidade não é melhor que a qualidade.

 

PERDEDOR: Emmy Awards 2016

Apesar de momentos históricos e vitórias muito merecidas, o Emmys 2016 foi o menos visto da história, com apenas 11.3 milhões de telespectadores. A maior noite da TV ficou muito atrás do Oscar (34 milhões), do Grammys (25 milhões) e do Globo de Ouro (19 milhões).

 

VENCEDOR: Lucifer

Os números da série caíram na segunda temporada. Mesmo assim, a demo de 1.1 consegue empatar com Gotham na segunda posição entre as mais vistas da Fox (muito atrás de Empire, é verdade), conseguindo um média maior de audiência do que a série que a precede. O procedural sobrenatural – que foi escrito no último inverno para ser uma série de midseason, e não de fall season – é uma das melhores histórias que a TV está contando ultimamente.

 

PERDEDOR: Scream Queens

A série tem apenas 2.8 milhões de telespectadores na audiência geral e demo de 1.1… e isso já contando as reprises! Talvez a Fox tenha visto potencial de ganhos de audiência na primeira temporada com as reprises. Mesmo assim, e apesar de contar com nomes famosos no elenco, Scream Queens iniciou a sua segunda temporada em queda, perdendo 50% de sua audiência, com um recorde negativo atrás do outro.