MTVclassic-logo

A MTV está mesmo voltando para as suas origens. A partir de hoje, 1 de agosto, o canal VH1 Classic nos Estados Unidos será substituído pelo MTV Classic. E, dessa forma, a Viacom começa a trazer de volta a MTV que todo mundo aprendeu a amar.

O foco do novo MTV Classic é trazer de volta a programação da MTV da década de 1990, período que muitos consideram o melhor da história do canal musical. Esse movimento já foi visto em outros segmentos, como por exemplo o TVLand, focado nas séries clássicas e sitcoms (tudo bem, tem programação original e começou a investir em mockumentários, mas mesmo assim…) e no Brasil o Tooncast, que é basicamente a programação do Cartoon Network dos anos 90.

 

O que vai passar no MTV Classic?

O MTV Classic estreia no mesmo dia em que a MTV comemora 35 anos de vida, exibindo a primeira hora de programação original do canal, em 1 de agosto de 1981. O segmento será retransmitido à meia noite, seguido de uma retrospectiva do Total Request Live – The TRL Decade. O canal ainda vai exibir uma maratona das edições clássicas do Acústico MTV (muitos deles não são exibidos há anos), seguido das animações (Daria, Beavis & Butt-Head e Aeon Flux).

Outros programas confirmados na grade de programação do MTV Classic são so realitys (Run’s House, Pimp My Ride, Cribs, Jackass, Punk’d, Wonder Showzen, Clone High, etc) nas noites de segunda e terça, sendo que as sextas ficam reservadas para as séries musicais do canal. Nos finais de semana, as maratonas de realitys clássicos, como The Real World, Laguna Beach, Road Rules e mais.

Além disso, o MTV Classic vai exibir filmes, shows e videoclipes das últimas três décadas de música. O canal vai aproveitar todo o portfólio musical dos canais MTV, MTV2, MTV Live e mtvU.

Por que a MTV Classic está nascendo agora?

A mudança faz parte dos esforços da MTV e do grupo Viacom em recuperar o foco da sua marca para as suas raízes musicais. O primeiro sinal que isso estava acontecendo foi a recente decisão do canal em reativar a franquia MTV Unplugged, e dentro das 11 séries não roteirizadas escolhidas para as próximas temporadas (com nove em desenvolvimento), uma delas é um reality competition musical, desenvolvido por Mark Burnett (The Voice). Sem falar que, em breve, a MTV vai estrear Wonderland, o seu primeiro programa musical semanal ao vivo em 20 anos.

A MTV percebeu (finalmente) que apostar em séries originais foi uma forma de sobreviver em um momento onde eles estavam perdendo para o YouTube, que exibia os mesmos videoclipes que eles, só que mais rápido. Porém, a música na TV nunca esteve em tamanha evidência e popularidade. The Voice, American Idol, The X-Factor e tantos outros mostram isso claramente.

Logo, a MTV pode sim voltar a exibir música na sua programação. As pessoas podem não mais parar para ver videoclipes na TV. Mas querem ver música. Suas bandas e artistas preferidos tocando ao vivo, ou ver as revelações da música aparecerem primeiro na MTV. Como o canal fazia na década de 1990.

Quem sabe numa dessas o TRL volta? Não seria uma má ideia…