The-Oscars

O melhor filme de 2015, de acordo com a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, é Spotlight. Porém, dois oito indicados, este é o filme que nem de longe recebeu a maior atenção da mídia. O Regresso, Perdido em Marte ou Mad Max: Estrada da Fúria tiveram muito mais visibilidade, assim como Ponte dos Espiões, pelos fatores Steven Spielberg e Tom Hanks.

Ganhar um Oscar é importante, mas o mais importante é a lembrança que o filme deixa nas pessoas. Nesse aspecto, daqui a alguns anos, Spotlight corre o sério risco de cair no esquecimento. Mas isso não é culpa desse filme em específico.

Ao longo da história, isso aconteceu algumas vezes na história do Oscar, e isso é normal. Para recordar os vencedores sepultados pelo tempo, a própria Academia publicou um vídeo onde eles revisam os vencedores da categoria de Melhor Filme, desde a primeira edição do prêmio até a atualidade.

O vídeo possui algumas ausências inexplicáveis, como por exemplo Forrest Gump, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Mesmo assim, é um vídeo bem interessante, que funde os cartazes originais com os seus filmes. Vale a pena ser apreciado, mesmo que seja para refrescar a memória.