netflix

Netflix Rules! E é meio óbvia a notícia que vamos discutir nesse post. Todo mundo sabe que esse serviço de streaming de vídeos por assinatura concentra a esmagadora maioria do tráfego de dados com os seus vídeos. O que pouca gente sabia era o quanto essa maioria era estabelecida. O pessoal do NPD Group afirma que essa fatia da Netflix é de 89%, nesse exato momento.

Os números estão relacionados ao consumo de dados pelos serviços pagos de streaming de vídeos durante o primeiro trimestre de 2013. Enquanto que a Netflix conta com os tais 89% do tráfego total de dados, o Hulu, o atual segundo colocado, conta com apenas 10% desse mercado. Na terceira posição, temos a Amazon, que só detém 2%.

Um detalhe que a NPD Group revela nesse estudo é que a Netflix começa a perder a sua fatia de mercado, mesmo que lentamente. No mesmo período de 2012, essa porcentagem a favor da Netflix era de 93%. Mesmo assim, é muito cedo para dizer que esse mercado vai virar completamente. O crescimento dos serviços do Hulu e da Amazon está relacionado, basicamente, ao aumento no mercado dos tablets da Kindle (no caso da Amazon), e as decisões mais acertadas para uma melhor oferta de produtos e serviços (no caso do Hulu).

netflix-npd-chart

Por outro lado, não são todos os usuários que usam apenas o Neflix. Pelo menos 18% dos usuários utilizam o Netflix e alguma outra alternativa de serviços de streaming, e isso faz com que a porcentagem dos usuários que exclusivamente utilizam o serviço líder do mercado caísse de 76% de 2012 para 67% em 2013. Ou seja, cada vez mais as pessoas se dão conta que a Netflix não é a única opção nos serviços de streaming pela internet.

Via SlashGear, NPD Group