Mr. Robot - Season 2 Emmy awards

Se você passou boa parte do Emmy Awards 2016 dizendo “quem é esse(a)? Nunca ouvi falar…”, saiba que você não está sozinho. Muita gente ao redor do planeta também não conhecia muitos dos vencedores.

Todo mundo conhece séries consagradas como Game of Thrones e American Crime Story, e atores como Rami Malek (Mr. Robot) e Tatiana Maslany (Orphan Black) são nomes hoje consagrados. Mas para grande parte da audiência do Emmys que vive fora dos Estados Unidos, muitos dos vencedores são uma novidade.

 

Todos amam, ninguém conhece

O Emmy Awards não é um concurso de popularidade. A Academia de Ciências e Artes Televisivas escolhe os melhores (em teoria, e no entendimento deles… o “melhor” é algo bem subjetivo), e não as maiores audiências. Mas as mudanças na indústria de TV internacional – incluindo o aumento da fragmentação nos canais digitais e no aumento dos serviços online e por streaming – mostra que as ditas melhores séries estão chegando para um público cada vez menor. Bom, pelo menos por vias legais.

American Crime Story: The People v. O.J. Simpson é claro exemplo disso. Em muitos países, a série só chega em formato digital. Já em outros, só poderá ser vista quando a mesma chegar na Netflix em 2017. Mesmo quando está em um canal consolidado, a série não alcança grande audiência.

Nos casos de Mr. Robot e Orphan Black, a situação é muito pior. Na maioria dos países, as duas séries estão disponíveis exclusivamente nas plataformas de streaming ou nos canais pagos premium.

Em vários territórios, Mr. Robot é exclusiva da Amazon, e o mesmo acontece com Orphan Black, mas na Netflix. As duas plataformas não revelam os seus índices de audiência, mas o alcance da série ainda é menor do que quando comparamos com as opções disponíveis nos Estados Unidos.

 

Mas nem nos EUA essas séries tem grande audiência…

Talvez não seja algo surpreendente. Até nos Estados Unidos essas séries não contam com grande audiência.

American Crime Story foi um megahit para o FX, mas a segunda temporada de Mr. Robot teve uma audiência média de apenas 732 mil telespectadores no USA Network. Orphan Black, que é exibida no BBC America, teve uma média de audiência de apenas 255 mil testemunhas.

O Emmy Awards certamente quer ampliar o seu perfil global na lista dos vencedores, mas encontra dificuldades. Logo, não fique surpreso se o maior impacto dessas séries acontece junto ao público que é adepto ao torrent.