2016 MTV Movie Awards Logo

Como é bom não ter Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo e derivados no MTV Movie Awards, não? Pelo segundo ano consecutivo, a premiação de cinema da MTV consegue agradar pela alternância na lista dos vencedores, pela grandiosidade da produção, e por representar muito bem o início de uma nova temporada de blockbusters do cinema para o verão norte-americano.

A premiação desse ano confirmou que o momento é mesmo dos filmes de heróis, que foram amplamente premiados, assim como ‘Star Wars: O Despertar da Força’, o favorito da geração conectada. Além disso, algumas homenagens pontuais foram feitas, sem falar nos trailers dos filmes que ainda vão estrear.

 

Produção

2016-mtv-movie-awards

O MTV Movie Awards 2016 marca os 25 anos da premiação de cinema no finado canal musical/atual canal de séries e realitys. Pela primeira vez na sua história, ele foi feito ao céu aberto, nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia (EUA), no mesmo local onde cenas do filme ‘Batman vs Superman’ foram rodadas. Logo, a produção foi simplesmente grandiosa. A maior da história do prêmio.

Vários palcos, telões de LED gigantes, letreiros dinâmicos e todo o sistema de iluminação disponível naquele estúdio cinematográfico foram utilizados em um dos maiores eventos produzidos pela MTV. Esse foi um ponto positivo, e não desmerecendo as demais edições do evento, mas nada é comparado ao que vimos dessa vez.

Sobre os apresentadores, talvez eles foram o principal motivo para que o Movie Awards desse ano fosse pré-gravado. Não tanto por conta do Dwayne Johnson, que fez bem o papel dele (inclusive promovendo o futuro filme de Baywatch), mas por causa de Kevin Hart, que não controlou a sua língua. Falou mais que os cotovelos (dele e do Dwayne) e mandou um festival de palavrões de foi destaque até entre os presentes. A quantidade de ‘bips’ utilizada pela produção foi uma das maiores já vistas em uma premiação da MTV.

mgid-uma-video-mtv

 

Vencedores

Poucas vezes uma lista de vencedores de uma premiação foi tão coerente em relação ao público-alvo que votou e escolheu esses vencedores. Logo, é uma lista que me deixa satisfeito. Não foram encontrados grandes absurdos, já que não necessariamente estamos procurando ‘o melhor’ entre os indicados, mas sim ‘o mais popular’.

Star-Wars-7-Character-Guide-Finn-Rey

Porém, os escolhidos pela audiência no MTV Movie Awards 2016 estão condizentes de um modo geral. ‘Star Wars: O Despertar da Força’ é o grande blockbuster da temporada, com arrecadação monstro, lucros astronômicos e visibilidade superior em relação aos demais indicados. Logo, mais do que justo. De quebra, é igualmente justo que Daisy Ridley vença como revelação. Assumir o protagonismo de uma das franquias mais bem sucedidas da história do cinema não é para qualquer um. Ou uma, nesse caso.

Filmes bem populares como ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ e ‘Deadpool’ também foram pontualmente lembrados entre os vencedores, com referências explícitas durante a premiação. Justos os prêmios para Charlize Theron e Ryan Reynolds, destaques nos seus respectivos filmes. Leonardo DiCaprio era uma escolha bem óbvia por ‘O Regresso’, assim como Jennifer Lawrence, Chris Pratt e Amy Poehler. Todos venceram por filmes muito populares com a “Geração MTV” (‘Jogos Vorazes: A Esperança – O Final’, ‘Jurassic World’ e ‘Divertida Mente’).

Logo, nenhum absurdo aconteceu. Se algumas pessoas vão reclamar pela falta de surpresas na lista, eu já digo o contrário: em alguns momentos, é melhor não ter surpresas.

 

Homenagens

Duas homenagens foram feitas no MTV Movie Awards 2016.

Will Smith recebeu o prêmio ‘Generation Award’, pelo conjunto de sua obra (até agora). Nem eu sabia que Will Smith tinha 30 anos de carreira e contando. Nem parece… enfim, de qualquer forma, a homenagem chega em momento onde o ator está em evidência, não só por conta da polêmica do boicote do Oscar 2016, mas principalmente pela sua indicação ao mesmo Oscar por sua atuação como protagonista de ‘Concussion’, e principalmente pelas ações promocionais do filme ‘Esquadrão Suicida’.

Felizmente, Smith não perdeu tempo falando sobre o boicote aos negros no cinema norte-americano. Halle Berry fez isso em seu lugar. Mas foi meio estranho ver ele dizendo que “quer espalhar um pouco de luz pelo mundo”. Não vejo ele com essa missão de Salvador da Humanidade (apesar de Independence Day).

melissa-mccarthy-mtv-movie-awards-2016

A segunda homenageada d0 MTV Movie Awards 2016 foi Melissa McCarthy, que recebeu o prêmio ‘Comedic Genius’. De fato, McCarthy é um dos nomes de maior destaque nas comédias norte-americanas, emplacou a série Mike & Molly (CBS) por seis temporadas, sem falar que ajudou a quebrar estigmas e paradigmas sobre as gordinhas no cinema e na TV. É um nome também em evidência dentro do cenário cinematográfico. Ah, ia me esquecendo: ela está no remake de ‘Os Caça-Fantasmas’, o que é mais um motivo para colocá-la no palco por algum motivo.

 

Trailers

Animais Fantásticos e Onde Eles São Encontrados

 

Esquadrão Suicida

 

Capitão América: Guerra Civil

 

Para mais informações, acesse o site da MTV.