carrie fisher

 

Faleceu aos 60 anos de idade a atriz Carrie Fisher, mais conhecida do grande público por interpretar a Princesa Leia em quatro filmes da saga Star Wars.

No dia 23 de dezembro, Fisher sofreu um súbito ataque cardíaco em um voo que partiu de Londres para Los Angeles. O evento aconteceu 15 minutos antes do avião pousar no LAX. A atriz faleceu às 8:55 da manhã, horário do pacífico (EUA), e sua morte foi confirmada oficialmente por um porta-voz da família.

A atriz Anna Akana, que estava no mesmo voo, percebeu que Fisher não estava respirando “por pelo menos 10 minutos” após o ataque. Uma vez que o voo aterrisou em Los Angeles, os paramédicos iniciaram o procedimento de reanimação cardíaca por pelo menos 15 minutos.

Uma vez retomada a pulsação, eles correram para o UCLA Medical Center, onde Fisher foi submetida ao procedimento de ventilação. Horas depois, a atriz foi transferida do centro de emergência para a UTI.

 

 

A eterna Princesa Leia

 

 

Fisher obteve fama internacional ao interpretar a Princesa Leia no blockbuster Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977). Reprisou o papel nos outros dois filmes da trilogia clássica, O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). Voltou para a franquia no mesmo papel em O Despertar da Força (2015) e está com presença confirmada no oitavo filme da atual trilogia, previsto para estrear em 2017.

Porém, a atriz tem outros papéis memoráveis, como Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro e Os Irmãos Cara de Pau.

Fisher tem uma longa carreira na TV, com aparições como ela mesma em Sex and the City e The Big Bang Theory, além de participações em séries como Entourage, 30 Rock e Smallville.

Recentemente, ela emprestava sua voz para Angela, chefe de Peter em Family Guy, e interpretou a mãe de Mia na comédia britânica Catastrophe (inclusive ela gravou um episódio da serie em Londres antes do voo da última sexta-feira).

Carrie Fisher também era escritora, assinando a sua obra semi-autobiográfica Postcards From the Edge, baseado no seu relacionamento com sua mãe, a também atriz Debbie Reynolds. Ela também escreveu o roteiro do filme baseado no livro, estrelado por Meryl Streep, e trabalhou por anos como roteirista em Hollywood, com participação em filmes como Máquina Mortífera 3 e Afinado no Amor.