modern-family-season-5

Sinal dos tempos, meus amigos. Duas das grandes figurinhas carimbadas do Emmy Awards entre as séries cômicas foram praticamente ignoradas na lista dos indicados desse ano: Modern Family e The Big Bang Theory. Podemos dizer aqui um ‘finalmente’, e com gosto.

Não me entenda mal, amigo(a) leitor(a). Eu gosto de Modern Family. Não gosto tanto de The Big Bang Theory, e não ignoro a importância e relevância das duas. Porém, já havia passado da hora dos velhinhos da Academia de Ciências e Artes Televisivas ‘olharem para os lados’, buscando outras opções. Há anos a lista de indicados ao Emmys vivia da mesmice de sempre indicar os mesmos, não dando chance para que novidades nas categorias de comédia recebessem alguma visibilidade na premiação.

É… parece que os velhinhos aprenderam como usar o controle remoto.

Modern Family não foi absolutamente ignorada. Ainda está presente em muitas das categorias principais, incluindo Melhor Série de Comédia, Melhor Ator Coadjuvante de Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia. Porém, diferente dos outros anos, acabou aquela ‘farra do boi’, onde basicamente bastava estar no elenco adulto da série para ser indicado ao Emmys.

Em 2015, foi indicado quem merecia ser indicado em Modern Family: a série em si (pode torcer o nariz, leitor), Ty Burrell e Julie Bowen, como Phil e Claire Dunphy, que são hoje a melhor coisa que a série tem.

Já foi o tempo em que Cameron e Mitchell chamavam a atenção positivamente, e o momento do casal na série já passou (até se casaram, ou seja, não tem mais o que contar). Graças ao Senhor finalmente entenderam que Sofía Vergara só é uma gostosa que faz ela mesma (que todo episódio tem que falar ‘maaaaaanyyyyyy’). E Ed O’Neil está mais preocupado em fazer o seu e ganhar o seu salário, que é o mais alto do elenco. E pronto.

Unbreakable Kimmy Schmidt, que tem apenas uma temporada, recebeu mais indicações de Modern Family. E quem sabe não é ela que pode impedir que a série receba o sexto Emmy consecutivo como Melhor Série de Comédia em seis anos?

Vamos aguardar.

the-big-bang-theory

Já o caso de The Big Bang Theory é mais flagrante e, ao mesmo tempo, mais recompensador. Pois entendo que há muito tempo ela é apenas a ‘comédia mais vista dos EUA’, e não uma das melhores comédias da atualidade.

A série vive de piadas recicladas, ou das excentricidades do Sheldon, ou das piadas em cima do Sheldon. Tudo bem, a história da série andou um bocado: gente se casou, gente foi para o espaço, a mãe de um morreu… mas o grosso da história está engessado no mesmo lugar. A série vai para a nona temporada, e salvo um detalhe ou outro, qualquer um de nós que abandonamos lá atrás podemos retomar, que vamos poder acompanhar sem problemas.

E parece que algumas pessoas entre os votantes da Academia perceberam isso.

Não só TBBT não foi sequer indicada como Melhor Série de Comédia, como Jim Parsons também não entrou na lista de Melhor Ator de Comédia. A única indicação relevante que a série recebeu foi para Mayim Bialik como Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia.

Sinal dos tempos.

Os fãs de The Big Bang Theory que me desculpem, mas nesse caso, a ‘amnésia’ do Emmy é mais do que merecida. Demorou até para que a série caísse no lugar comum dessa premiação. Vocês podem questionar alguns nomes da lista para Melhor Ator de Comédia (eu deixo), mas a pelo menos três temporadas Jim Parsons não merecia estar nela (mesmo vencendo o Emmy na categoria nos últimos dois anos).

E sobre a Melhor Série de Comédia, por favor… faz muito tempo que The Big Bang Theory não é digna de estar nessa categoria. Com séries do porte de Veep, Silicon Valley, Transparent e Unbreakable Kimmy Schmidt, não havia espaço para a série dos nerds. E isso porque eu ainda colocaria Orange Is the New Black em seu lugar, se a mesma fosse elegível (nesse ano, o Emmy Awards cometeu a burrada de colocá-los na categoria de drama).

Não quero ficar jogando mau agouro nas duas séries. Se ambas conseguem te fazer rir, ótimo. Objetivo alcançado. Mas já faz um tempo que as duas precisavam ser deixadas de lado no Emmy Awards, pois não eram mais capazes de entregar uma qualidade que dignificassem as indicações.

Modern Family ainda pode vencer o Emmy Awards 2015 como Melhor Série de Comédia? É claro que sim! Afinal, está indicada na categoria. Mas é fato: não merece.

E The Big Bang Theory só sofreu daquilo que está bem claro nos dias de hoje: tem comédias melhores na TV. Apenas isso.