master-chef-2015

MasterChef Brasil (Band) está chegando na reta final de sua segunda temporada, e nem as suas quase 2h30 de duração do episódio estão conseguindo tirar o interesse do telespectador/fã de programas gastronômicos/qualquer pessoa com alma de gordo que fica com fome enquanto vê o programa. Não só pelas fortes emoções que o reality desperta no telespectador, mas também nos momentos peculiares (aka c*g*das mesmo).

O episódio exibido ontem (11) foi pródigo nisso. Vários momentos pontuais e únicos, em um dos melhores episódios da temporada, onde até Ana Paula Padrão (cuja única função relevante é encher o saco dos competidores com a questão do tempo) teve participação mais efetiva, sendo tema de uma das provas. Viajada como só ela, a jornalista/apresentadora indicou três pratos internacionais que precisavam ser reproduzidos pelos chefs.

Isabel – uma das minhas favoritas para chegar até a final – venceu a prova, mas o grande destaque dessa primeira parte do programa foi Lucas, que marcou um ‘gol de placa’ ao escolher fazer uma Sopa Criolla (prato tipicamente peruano), que tem como base o tomate, mas na hora de fazer as compras no supermercado, ele esqueceu de pegar JUSTAMENTE O TOMATE!

Para tentar consertar, o mais jovem competidor da segunda temporada de MasterChef Brasil toma a ‘genial’ decisão de colocar muita pimenta, ‘para dar uma cor’ no prato. Para completar, Lucas cozinhou o macarrão da sopa faltando 5 minutos para o fim da prova.

Em resumo, se fosse uma prova eliminatória, ele estava em casa, lendo esse post.

Na prova eliminatória, mais emoções. Isabel pode escolher as cestas de ingredientes selecionados pelos três jurados do programa que os coleguinhas iriam utilizar para realizar um prato 100% original. Isso deu a chance dela tentar ferrar com Fernando (meu favorito máximo para vencer a segunda temporada de MasterChef Brasil) e Cristiano (que queria ela fora na prova de repescagem), assim como ajudar Lucas e Sabrina, com quem ela tinha uma maior afinidade.

O plano não deu tão certo assim.

Fernando até ficou entre os menos votados, mas por contar com um histórico pessoal muito bom dentro da temporada, não seria eliminado. Lucas e Sabrina ficaram na berlinda, e apesar do jovem padawan flertar com a eliminação por diversos momentos, foi a melhor amiga de Isabel no programa que deu adeus à temporada. O motivo? Ausência de sal nos seus pratos (e por dizer que o marido dela era francês… quem sabe?).

Alguns pontos a serem observados.

Faltando pouco mais de um mês para o final da temporada, MasterChef Brasil virou uma batalha cabeça a cabeça, com claras rivalidades pessoais. E vamos combinar que reality competition sem intriga, trapaça e passada de perna não vira. Ninguém gosta muito de competição onde todo mundo é bonzinho. São os ‘blindsides’ que tornam esse gênero de programa algo mais dinâmico.

Dito isso, já deu ver competidores como Fernando e Cristiano reclamando que foram prejudicados pelos movimentos dos concorrentes. Oras, todo mundo ali quer ganhar, e qualquer vantagem competitiva é bem vinda. Logo, é bom parar de choradeira e começar a cozinhar. E sem temperar pratos com lágrimas.

Isabel pareceu um tanto quanto pedante depois que venceu a primeira prova. Por outro lado, é uma baita cozinheira. E não precisa ser simpático ou amigão para ganhar em MasterChef Brasil. Precisa cozinhar bem. Vide o Fernando, que é um cavalo com todo mundo, mas que ao meu ver vai vencer a temporada.

Por fim, se Lucas não for o próximo a rodar, será uma grande surpresa. O moço vem ladeira abaixo, cometendo erros infantis. Entendo que os demais que ficaram são melhores que ele, e ele está no seu limite. Foi longe demais, principalmente se levarmos em consideração o fato que ele é o mais novo da temporada, e o que menos tem recursos para testar os pratos (ele praticamente não treinou em casa antes da temporada começar).

As próximas semanas de MasterChef Brasil prometem fortes emoções e temperos. E a boa notícia é que pelo menos dessa vez, quando a temporada acabar, não vamos ter que esperar muito para ver o formato no ar de novo: MasterChef Junior Brasil está chegando!