Jon Stewart Portrait Session

Jon Stewart está deixando o comando do The Daily Show, depois de 15 temporadas. O anúncio foi feito ontem (10), durante a gravação do programa.

Um comunicado assinado pela presidente do Comedy Central, Michele Ganeless, confirma a informação, enfatizando que o canal teve a honra de trabalhar com Jon Stewart, que foi o coração desse canal, apresentando alguns dos melhores talentos da indústria, na frente e por trás das câmeras.

Stewart chegou ao Comedy Central em 1999, transformando o The Daily Show em um fenômeno cultural, não só alcançando elevadas audiências junto ao público jovem, mas também se tornando um dos mais influentes programas políticos dos EUA, mesmo com o seu tom satírico.

O problema é que Stewart deu claras mostras que queria aproveitar mais o seu tempo, quando em 2013 ele abandonou temporariamente o programa para dirigir o seu primeiro filme, Rosewater. Depois do filme lançado, ele mesmo admitiu que o tempo que o The Daily Show exigia era elevado demais para que ele produzisse os resultados desejados no programa.

A saída de Jon Stewart inicia um momento de grandes mudanças no lineup de programas noturnos do Comedy Central. Stephen Colbert já deixou o canal para assumir o posto de David Letterman no The Late Show (CBS) em 2015. Seu horário é ocupado agora por Larry Wilmore no The Nightly Show.

Jon Oliver, que substituiu Stewart durante sua pausa em 2013, fez o trabalho bem feito, e conseguiu o seu talk show semanal na HBO.

Colbert, Oliver e Wilmore são crias do The Daily Show. Sob a liderança de Stewart, eles serviram de incubadoras para novos talentos da comédia. Algo semelhante ao que o Saturday Night Live fez ao longo de 40 anos. E isso porque não citamos o fato que Stewart ajudou a impulsionar a carreira de ninguém menos que Steve Carell.

Se a saída de Colbert já era um duro golpe ao Comedy Central, a saída de Stewart causa danos irreparáveis ao canal. Afinal de contas, o The Daily Show conta com a maior audiência na TV a cabo no seu horário, dominando na demo 18-49 anos e na audiência jovem nas quatro noites que é exibido na semana.

O Comedy Central não informa quando Jon Stewart fará o seu último programa, nem quais são os planos para o seu sucessor. Mas o comunicado assinado por Ganless dá a entender que o canal aposta no futuro da franquia The Daily Show.

+info