Information is Beautiful

Os filmes baseados em personagens e fatos reais são dramatizados para torná-los mais atraentes para o grande público. Porém, quando assistimos a esses mesmos filmes, nos perguntamos o quanto há de real e o quanto há de invenção nesses filmes.

É isso o que os responsáveis pelo Information is Beautiful se perguntaram. O site é especializado em visualização da informação, e analisa vários filmes, estabelecendo uma forma singular de comprovar qual é o nível de realidade deles.

Não acredite em tudo que contam para você

Information is Beautiful-02

Alguns dos filmes analisados são: Ponte dos Espiões, Clube de Compras Dallas, O Lobo de Wall Street, Philomena, Rush, A Rede Social, O Discurso do Rei, entre outros. Cada um deles recebeu uma pontuação final que determina se o “baseado em fatos reais” era algo tão fiel aos fatos ou não.

Na análise do Information is Beautiful (disponível em um formato bem mais detalhado do que o resumo desse post) são verificadas as diferentes sequências de cada filme, qualificando sua veracidade (falso, alguma coisa falsa, alguma coisa verdadeira, verdadeiro), diferenciando que aconteceu de verdade com o que foi apresentado pelo filme, estabelecendo assim uma nota global.

O resultado é uma curiosa análise com uma singular visão que certamente vai chamar a atenção dos amantes do cinema. Agora, resta saber se outros vão recorrer ao estudo e validar outros filmes que são “baseados em fatos reais”, onde muitos de nós nos perguntamos o quanto há de verdadeiro ou não nos seus acontecimentos.

Via Gizmodo, Information is Beautiful