ibope-ratings

O Ibope agora mede a repercussão dos programas televisivos no Twitter. O instituto que mede a audiência da TV via peoplemeters lançou o Ibope Twitter TV Ratings, que analisa em tempo real as conversas na rede social, divulgando um ranking semanal dos programas mais comentados.

A imagem que ilustra esse post mostra o ranking divulgado no dia 19 de dezembro, mostrando a audiência da TV aberta entre os dias 8 e 14 de dezembro (as menções da programação da TV paga também será medida pelo ITTR). O sistema utiliza quatro métricas: número de tweets publicados relacionados ao programa, o número de vezes que os tweets relacionados ao programa foram visualizados, o número de contas que viram pelo menos um tweet relacionado ao programa, e o número de contas que publicaram pelo menos um tweet relacionado ao programa.

Os números são medidos no horário em que o programa em questão é transmitido, e em um período que varia entre 0 e 120 minutos antes e depois de sua exibição, dependendo do gênero, medindo também as expectativas dos usuários antes da exibição do programa, e a opinião dos mesmos após a sua exibição.

Além do ITTR, o Ibope prepara duas novas ferramentas para 2015: uma que mostra os indicadores do Twitter no software de medição de audiência de TV, e outra que exibe informações adicionais, como dados demográficos, principais mensagens e autores mais influentes no Twitter.

Tal medição permite uma análise mais orgânica sobre um determinado programa, refletindo o seu alcance em uma parcela relevante de telespectadores. É claro que temos que considerar que estamos lidando com um grupo muito específico de telespectador, que não necessariamente corresponde à audiência geral. Por outro lado, é um grupo de telespectadores influentes, que podem ampliar o alcance do programa, além de ampliar o potencial de consumo dos anunciantes vinculados ao programa em exibição.

+info