Ellen DeGeneres

 

Ellen DeGeneres é uma das mulheres mais poderosas da TV atual. Mas para chegar até lá, precisou destruir barreiras que eram consideradas intransponíveis. E a grande virada de sua vida aconteceu há 20 anos, em um importante episódio da sitcom que ela protagonizava, Ellen (ABC).

Ellen mostrava os desafios de uma mulher solteira em se estabelecer na vida adulta. Mas em um determinado momento de sua vida, esse desafio se tornou emblemático.

Em “The Puppy Episode”, Ellen enfrentou um dos seus maiores dilemas de sua vida. Prevendo que ia prever a pessoa que mais amava, ela não teve medo de se declarar no meio de um aeroporto lotado.

O detalhe? Naquele momento, Ellen (e Ellen DeGeneres) informava ao mundo que era homossexual.

 

 

O episódio foi visto por 36 milhões de pessoas, e foi a segunda maior audiência geral de toda a temporada, perdendo apenas para Seinfeld (NBC).

O evento não apenas mudou a vida de Ellen DeGeneres para sempre, como mudou os paradigmas da televisão norte-americana. Ellen se tornava uma das primeiras mulheres assumidamente lésbica a protagonizar uma série de TV nos EUA em horário nobre.

Isso motivou a que outros canais fizessem o mesmo, cada uma do seu jeito. O exemplo mais emblemático é o de Will & Grace (NBC), onde pelo menos 50% dos personagens do elenco principal eram gays, e o plot principal da série girava entre a amizade entre gays e héteros.

Logo, o mundo agradece à coragem da ABC e de DeGeneres em compartilhar ao mundo essa história. Mal eles sabiam que era o começo de algo muito grande, que gera até hoje reflexos definitivos para a nossa sociedade atual.