guia-series

Desde que os canais pagos viraram febre no Brasil, a paixão pelas séries americanas aumentou e, ouve-se até, as pessoas falarem que “tal canal vai passar, nesse final de semana, a Maratona com os quatro primeiros episódios da série tal”. Mas como uma série é produzida? Os pares românticos das séries perduram na vida real? Qual o seriado mais premiado de todos os tempos e qual artista mais bem pago? Como surge um sucesso de TV e quais são os maiores fracassos da história das séries? Como se qualifica um programa para uma premiação?

Para responder a essas perguntas, trazer curiosidades e de olho no crescimento de fãs das séries americanas, a Editora Évora, pelo selo Generale, traz o “Guia das Séries” das especialistas Priscila Harumi e Vana Medeiros. A publicação conta com uma análise de cada um dos principais seriados em exibição ou que fizeram sucesso e que marcaram décadas, com algumas curiosidades. O livro é totalmente ilustrado e conta com mais de 130 séries revisitadas, como – “Mad about you”, “Friends”, “Games of Thrones”, “30 Rock”, “CSI”, “Lost”, “Glee”, “Big Bang Theory”, “Arquivo X”, “ER”, “Gilmore Girls”, “Bates Motel”, “Two and a half men”, “Os Simpsons”, “Once upon a time”, entre outras.

capa_guideseries

Muita série já virou mania no Brasil, e a gente nota isso nos bordões estampados nas camisetas e também destacado na publicação. As autoras explicam, em linhas gerais, como se faz medição da audiência e as diferenças entre o Brasil e os EUA, com os comparativos entre tv aberta e canais pagos, e analisam, também, as versões brasileiras das séries americanas, e que algumas viraram apenas cópias mal acabadas das séries originais.

“Guia das Séries” pode ser um compêndio que reúne “plots” e “spoilers”, nomeados pelas autoras como sendo bizarros; relaciona os seriados que nasceram de livros e traz um glossário especialmente criado para ajudar os “viciados em séries”, além de apresentar os mais importantes criadores de sucessos como JJ Abrams (Lost), Chuck Lorre (Two and a Half men e The Big Bang Theory), Vince Gilligan (Breaking Bad), Tina Fey (30 Rock), além de muitos outros, com um breve currículo e foto. O livro dá uma passada também pelos realities shows e aponta alguns “crossovers” que aconteceram durante os episódios – “crossovers é quando duas séries diferentes compartilham o mesmo universo fictício” – explicam as autoras.

“Guia das Séries” de Priscila Harumi e Vana Medeiros é uma publicação do selo Generale da Editora Évora e está disponível a partir de novembro em todas as livrarias ou pelo www.editoraevora.com.br.