gloria_pires

Olha, nem Ruth e Raquel juntas poderiam produzir um resultado tão “bem feito”.

Glória Pires fez um favor para muita gente na noite de ontem (28), durante a cobertura do Academy Awards 2016 pela Rede Globo: oferecer a prova cabal que qualquer pessoa pode fazer comentários mais elaborados que ela sobre os filmes indicados. Até mesmo na mesma situação que ela, que demonstrou claramente que não viu nem 10% dos filmes indicados.

Aqui, temos uma comédia de erros que soa engraçado quando estamos assistindo, mas que horas depois de processar tudo o que foi visto e ouvido, leva a questionamentos importantes sobre como o Oscar é mal tratado na Rede Globo. Mas primeiro, vamos ao festival de memes produzidos por Glória Pires. Sim, pois a culpa também é dela por ter aceitado participar disso sem ter qualquer tipo de preparo.

É inacreditável como a atriz não teve a capacidade de ver a imensa maioria dos filmes indicados. Pior: não teve nem a decência de estudar o mínimo para pelo menos tentar enganar o telespectador. O que torna mais vexatório é que suas expressões faciais e corporais mostravam o constrangimento da mesma ao ser colocada em uma situação de berlinda absoluta, ao lado de dois jornalistas que pelo menos fizeram a lição de casa em estudar o conteúdo a ser dissertado no evento.

OscarGloriaPiresmeme2

O que torna a situação ainda mais dramática é que só depois que tudo começou é que Glória Pires deve ter se dado conta que aqueles que assistem ao Oscar todos os anos não só pagam o ingresso para ir ao cinema, mas gostam de cinema com um certo nível de profundidade, conhecendo um pouco sobre o assunto. Ou, no caso de ontem, bem mais do que ela. Te juro que eu, você, qualquer um poderia ter feito melhor que a atriz nos comentários.

Comentários? Que comentários?

Na verdade, breves pérolas de falta de conhecimento. Bom, pelo menos tem uma coisa boa nessa história hoje: Glória Pires foi sincera. Disse que não sabia mesmo, que não tinha o que opinar sobre o filme, que não tinha conhecimento sobre o assunto… e foi se alternando nessas respostas até as 2 horas da manhã. Isso quando não ficou calada boa parte do tempo, por simplesmente não ter o que dizer.

gloria-pires-memes-e1456759516977

Deixando de lado a parte humorística de tudo isso (sim, pois foi engraçado… mais engraçado ainda foi a internet ilustrando essa situação…), vamos falar um pouco mais sério.

Estamos falando da maior premiação do cinema mundial, uma das premiações mais importantes do planeta, de uma indústria que move bilhões de dólares todos os anos, e uma das mais poderosas junto ao público (ok, hoje perde para os videogames, mas mesmo assim…). Como é que o Oscar pode ser tão mal tratado pela Rede Globo? Tudo bem, boa parte da audiência não se interessa nem mesmo por cultura de qualidade, mas isso não é motivo para deixar um evento desse porte em segundo plano.

A Rede Globo só reforça aquilo que eu imagino a alguns anos: o canal só segura o Oscar apenas para que outro canal aberto NÃO faça a transmissão do evento. E, na obrigatoriedade de ter que fazer a cobertura e exibição do evento (sim, pois lá nos Estados Unidos ficaram de olho nos compactos exibidos na segunda-feira a tarde), o canal faz o serviço no modo “onde a bola for, vamos embora junto com ela”, sem ter qualquer tipo de compromisso com a informação de qualidade.

Isso é, quando o Oscar não acontece durante o Carnaval. Aí, nada feito.

Saudades do SBT fazendo o Oscar e o Grammy Awards… ao menos ali as premiações eram tratadas como algo importante.

adnews-152952698714567549421858cc0ef09f4f902daf6bd4af2f50b117a6f3e3

Glória Pires é apenas o símbolo de como a Rede Globo se preocupa com o Oscar. De novo: ela tem culpa por ter aceitado fazer algo para o qual ela não tinha o menor preparo para isso. Ouso dizer que faltou profissionalismo para a atriz, que deveria ter estudado o mínimo para poder fazer um papel mais decente ontem. Mas não leva a culpa sozinha. Há muito tempo que a maior premiação do cinema mundial é tratada como lixo no canal de maior audiência no país.

Como disse, é engraçado no primeiro momento. Mas olhando depois para os detalhes…