game-of-thrones

Game of Thrones (HBO) bateu o recorde de downloads nas redes P2P (downloads não autorizados). Quem confirma é a Excipio, empresa que contabiliza esse tipo de tráfego na internet, que afirma que o último episódio exibido da série foi baixado mais de 2.2 milhões de vezes nas 12 primeiras horas de sua disponibilidade em todo o planeta.

Apenas para colocar em perspectiva: o recorde anterior também era de Game of Thrones (S04E01), que em 24 horas acumulou 1.8 milhão de downloads em todo o planeta. Mas… o quão confiável são esses números?

Para começar, há milhares de trackers, e mesmo que a empresa não explique a sua metodologia, é algo muito complicado estabelecer um número final que aglutine os dados de todos os trackers. Sem falar que os trackers privados, os downloads diretos, os portais de streaming, que também entrariam nessa conta.

Vale a pena destacar também que a Excipio é parte interessada em tudo isso, já que eles oferecem seus dados e soluções para os seus clientes com propósitos anti-pirataria.

O que as demais estatísticas dizem?

A seguir, é possível ver os resultados de outras fontes, como o The Pirate Bay (data de 12 de maio), onde Game of Thrones ocupa as 15 primeiras posições, e só depois aparece alguma outra série (Vikings).

650_1200

É normal que nem todos assistam a série no domingo e, por conta disso, muita gente faz o download do episódio. Por outro lado, também é possível ver os episódios anteriores e até o agrupamento as últimas temporadas. Outros trackers privados de Bittorrent mostram isso.

650_1200 (1) 650_1200 (2)

Com isso, podemos concluir que Game of Thrones não apenas é um sucesso na HBO, mas também nas redes P2P, mesmo sem números que dimensionem isso de forma precisa.

O vazamento da discórdia

Paradoxalmente, o recorde de downloads aconteceu no quinto episódio da temporada. Por que? Não é uma casualidade.

Este foi o primeiro episódio que não vazou na internet. Sim, aquele vazamento que aconteceu no dia da estreia da série, onde os quatro primeiros episódios estavam disponíveis de forma antecipada. A HBO já tomou medidas para tentar evitar que isso se repita, e já decidiu que não vai mais liberar DVDs para a imprensa.

A grande questão é: será que a audiência de Game of Thrones na TV continua a ser expressiva depois do vazamento? Bom, se a regra for a mesma do que temos até agora, os downloads via internet não afetam em nada a audiência da série, mesmo com um aumento no número de downloads. De qualquer forma, quem mais sai prejudicada é a rede internacional da HBO, que teve uma esteia simultânea da série.

Segundo o Excipio, os países que mais baixaram o quinto episódio da atual temporada de Game of Thrones (até agora) foram: EUA (214. 468 downloads), Austrália (167.301), Brasil (134.994), Índia (113.614) e Reino Unido (107.857).

Via