2012 está acabando, e as listas não param de ser divulgadas. Segundo o relatório anual do site Torrentfreak, a série Game of Thrones (HBO) foi a mais pirateada via internet nesse ano. Mais de 4.280 milhões de downloads de um único episódio da série foram registrados. E essa é mais que a audiência média da série nos Estados Unidos.

O Torrentfreak informa que 2012 registrou um aumento no download de arquivos de séries via internet. O motivo desse aumento acontece no mesmo período que os esforços para bloqueios de sites que oferecem os arquivos de vídeo aumentaram. Dois dos mais populares sites de downloads (que foram acusados de infração de direitos autorais) foram fechados em 2012: Megaupload e Demonoid.

No caso específico de Game of Thrones, o aumento desses downloads também está relacionado ao fato que a HBO não permite que os principais serviços de streaming dos Estadis Unidos (Netflix, Hulu, Amazon Prime, etc) ofereçam suas séries em seu catálogo. Até porque o canal possui o seu próprio serviço, o HBO Go… que está disponível apenas para os seus assinantes.

Vale lembrar que, tal como no Brasil, os canais HBO nos EUA são considerados “premium”, ou seja, estão nos pacotes mais caros da TV paga.

O estudo da Torrentfreak, além dos Estados UNidos, países como a Austrália são os campeões de downloads dos episódios de Game of Thones. Lá, a série é exibida com uma semana de intervalo.

Os downloads de séries não estão necessariamente ligados ao fato de serem gratuitos. Na lista das 10 séries mais baixadas via internet, podemos ver que a maioria possui uma política mais restrita de distribuição online, limitando assim a sua audiência apenas às suas opções (TV e/ou o seu próprio site ou serviço online). Por outro lado, essa é a forma dos canais “premium” justificarem seus lucros. Se algumas séries fossem liberadas para o Netflix, que custa apenas US$ 8 (ou R$ 15), eles perderiam essa audiência qualificada de forma expressiva.

Abaixo, a lista das 10 séries mais pirateadas em 2012, segundo o Torrenfreak:

1. Game of Thrones
2. Dexter
3. The Big Bang Theory
4. How I Met Your Mother
5. Breaking Bad
6. The Walking Dead
7. Homeland
8. House
9. Fringe
10. Revolution

Via BBC