emmy-fyc-the-big-c

A temporada 2012-2013 de séries acabou. Ok, ainda temos algumas séries no ar, e The Voice US só acaba nesse mês de junho, mas para aquelas produções que tiveram a sua temporada iniciada em agosta/setembro de 2012, é “missão cumprida”. A hora agora é de fazer propaganda de suas séries. De novo. Mas não para nós, meros mortais e espectadores. Mas sim, para os votantes do Emmy Awards.

“A propaganda é a alma do negócio”. Essa frase é um clichê, mas é a mais pura verdade. Se você não divulgar o que você faz, ninguém vai se lembrar de você ou do que você fez (ou está fazendo). Por isso, a sigla FYC (For Your Consideration) é essencial para o sucesso de uma série no Emmy Awards. Você passou a temporada inteira divulgando a sua série para o público, gastando milhões de dólares para alcançar a audiência. Agora, você tem que gastar mais milhares de dólares para lembrar aos velhinhos da Academia de Ciências e Artes Televisivas que gastou milhões colocando a sua série no ar, para que ela seja indicada na premiação.

Veja bem, a culpa não é dos velhinhos da Academia. São muitas séries que estão no ar, sem falar nas mais de 200 produções que estreiam a cada temporada. Logo, ninguém lembra de tudo que existe. Isso é fato. Por causa disso, é fundamental que, nesse período dos próximos 30 dias, os canais lembrem os votantes da Academia que a sua série existe. Até porque é justamente nos próximos 30 dias que os indicados ao Emmy Awards serão escolhidos.

O For Your Consideration é uma tática relativamente antiga no mundo das séries. No começo, elas apareciam em revistas de grande circulação ou na TV Guide, a principal revista da TV nos EUA. Com o passar dos anos (e com a chegada de pessoas mais criativas nas agências de publicidade), o FYC começou a ser praticado em sites de internet, onde os canais compram os espaços de publicidade para adicionar a sua propaganda para os votantes do Emmy.

Por fim, outras soluções mais próximas do cidadão comum começaram a ser adotadas, como por exemplo o ônibus que você vê na foto acima. Tudo isso é feito para reforçar a presença dessa série, principalmente para os votantes do Emmy. Até porque colocar essa publicidade em um ônibus faz com que a mesma vá parar na mídia, e principalmente em blogs como o SpinOff.com.br (não que os votantes do Emmy acessam esse blog, mas nunca se sabe, não é mesmo?).

Enfim, o período de FYC começou, e teremos um mês de divulgações intensas até o dia do anúncio dos indicados ao Emmy Awards 2013. Os escolhidos para a fase final do Emmy serão revelados no dia 18 de julho. E certamente comentaremos essa lista de indicados com vocês, no SpinOff Podcast. Aguarde e confie.