sream

A MTV oficializou a produção de um piloto para Scream, série baseada nos filmes da franquia Pânico. Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre a trama da série. Porém, a MTV está negociando com Wes Craven, diretor da franquia no cinema, para dirigir o piloto que terá uma hora de duração.

O mais importante para a série, na minha opinião, seria a participação de Kevin Williamson como roteirista e showrunner da produção. Primeiro, porque ele é o criador da franquia dos filmes, o que torna a escolha bem óbvia. E segundo, pela experiência dele na televisão, principalmente em séries voltadas para o público jovem.

A franquia do cinema é um dos clássicos da década de 1990. Remodelou de forma decisiva o gênero de séries de terror, apesar do quarto filme (que foi lançado muitos anos depois dos demais)  já apresentar sinais de desgaste. Mesmo assim, os quatro filmes apresentam um roteiro interessante, com uma boa dose de metalinguagem.

O que eu quero dizer é: será que existe limites para a exploração de uma franquia? Livros, cinema, TV, quadrinhos… todos esses formatos estão sendo explorados exaustivamente, e as mídias do entretenimento estão cada vez mais carentes de obras originais.

Resta esperar 2014 chegar para conferir se a franquia Pânico tem força para seguir em uma nova mídia, ou se o clássico do cinema será mais uma história que poderia ter um final épico, mas devido à exploração extenuante, acabará enfraquecida. E muito por causa de uma desnecessária busca dos estúdios em produtos de sucesso garantido.