fernanda-montenegro-emmy-internacional

Podemos considerar Fernanda Montenegro a melhor e mais importante atriz da dramaturgia brasileira de todos os tempos. E podemos afirmar isso sem medo de errar. Afinal de contas, já interpretou papéis cômicos e dramáticos com competência ímpar, já foi indicada ao Oscar (por sua participação em Central do Brasil), e agora, recebe mais um reconhecimento do seu talento: o Emmy Internacional.

Em cerimônia realizada ontem (25) em Nova York, Fernanda Montenegro recebeu o Emmy Internacional de Melhor Atriz, pelo papel de Dona Picucha, em Doce de Mãe (Globo). Como vocês sabem, o Emmy Internacional premia as produções televisivas produzidas fora dos Estados Unidos. Derrotou ninguém menos que Julie Walters, que tinha duas indicações na categoria.

O Emmy Internacional 2013 decidiu diversificar, assim como faz o Emmy Awards nos últimos anos. Depois de ser dominado pelas produções britânicas, nesse ano, eles decidiram democratizar mais a premiação, premiando produções de outros países. Por conta disso, a Rede Globo também recebeu o prêmio de melhor novela, mas tal como acontece no Emmy Awards, as injustiças acontecem: a Globo venceu a categoria com a novela Lado a Lado, no mesmo ano em que Avenida Brasil estava indicada.

Nas demais premiações, vale destacar que J.J. Abrams recebeu uma homenagem especial pelo conjunto de sua obra na TV e no cinema, recebendo o Prêmio dos Fundadores das mãos do ator Zachary Quinto (o Dr. Spock em seus filmes da série Star Trek).

A lista completa de indicados de vencedores do International Emmy Awards 2013 você confere clicando aqui.