semana do facão

 

A semana do facão do cancelamento foi intensa, mais uma vez. E várias séries não estão mais entre nós. Mas, no lugar de chorar, vamos nos divertir às custas de dados interessantes.

Temos aqui algumas estatísticas interessantes sobre as séries canceladas na temporada 2016-2017, que devem consolar o seu coração triste por conta da morte de sua série preferida.

Vamos conferir o resumo pitoresco da semana do facão edição 2017:

 

1. Porcentagem de séries estreantes canceladas: 54%. Na temporada 2015-2016, foram 64%. De todas as séries canceladas nessa temporada, 67% foram séries dramáticas.

2. O cancelamento mais rápido: levando em consideração apenas o calendário, Notorious (ABC) foi a primeira a ter a “morte” anunciada, já que em 25 de outubro de 2016 – com apenas cinco episódios exibidos -, sua encomenda de 13 episódios foi reduzia para 10. Duas semanas depois, Conviction (ABC) não receber uma nova encomenda de episódios.

3. A vida mais curta entre as canceladas: sem sombra de dúvidas, Doubt (CBS), da fofa da Katherine Heigl, que durou apenas dois episódios.

4. Série cancelada com maior longevidade: Last Man Standing (ABC) teve seu cancelamento anunciado com 130 episódios exibidos, algo que só foi superado por 2 Broke Girls (CBS), que teve seu fim anunciado com 138 episódios.

5. A renovação com demo 18-49 anos mais baixa: Crazy Ex-Girlfriend (CW) que, mesmo ganhando um Globo de Ouro, tem uma média ridícula de 500 mil testemunhas na audiência geral, e uma demo 18-49 anos de 0.2.

6. A renovação com demo 18-49 anos mais baixa (de uma série que não é da CW): eu sabia que você ia perguntar isso: The Exorcist (Fox), Elementary (CBS) e Marvel’s Agents of SHIELD (ABC), cada uma com uma média na demo de 0.7. Mesmo usando a métrica ao vivo + 7 dias de DVRs, a demo média das duas primeiras é de 1.2. Apenas SHIELD consegue um ganho de 129%, sobrevivendo na programação da ABC.

7. Cancelamento com maior demo: The Great Indoors (CBS) foi cancelada com uma média na demo de 1.5, que é maior do que todos as séries roteirizadas da Fox, exceto três (uma delas é Empire). A comédia estrelada por Joel McHael ainda teve a maior audiência geral entre as canceladas, com média de 7.5 milhões de telespectadores por episódio, ou a 15ª maior audiência de todas as séries dos canais abertos. Pergunta: a CBS errou nessa decisão?

8. Cancelamento mais questionável: Pure Genius (CBS), que não recebeu episódios adicionais.

9. A ressurreição: a NBC não queria ficar do lado errado da história, e descancelou Timeless dias depois do seu cancelamento ser anunciado.

10. Séries que ainda não estrearam, um ano depois de serem anunciadas: das 40 séries novas anunciadas no ano passado, pelo menos três ainda não estrearam (Downward Dog estreou nessa semana, ou seja, está fora da lista): Still Star-Crossed (ABC, em 29 de maio), Midnight, Texas (NBC, em 24 de julho) e Marlon (NBC, em 16 de agosto)