miele1

Não, amigo… Luiz Carlos Miele não é importante apenas porque colocou mulher pelada na TV. Ele é o que podemos chamar de “showman”. Um cara que tinha a visão artística tão apurada, que foi o responsável pelo surgimento de alguns dos mais influentes artistas da história brasileira. Sem falar nos programas de TV que produziu.

Miele faleceu na madrugada de hoje (14), aos 77 anos de idade. Foi encontrado morto em seu apartamento, no Rio de Janeiro. Entra para a história por ser o cara que ajudou a impulsionar a Bossa Nova, por conta de sua amizade com Ronaldo Bôscoli. E Miele é muito foda: ele ajudou com que artistas do quilate de Sérgio Mendes, Elis Regina e Wilson Simonal fossem conhecidos pelo Brasil. Apenas isso. Também produziu shows no chamado Beco das Garrafas, onde artistas nacionais e internacionais por lá passaram.

Miele e Bôscoli foram contratados pela Rede Globo (da “era Boni”), e a dupla produziu alguns dos programas mais interessantes do canal nas décadas de 1960 e 1970. Alô, Dolly, Dick & Betty, Um Cantor Por Dez Milhões, Dez Milhões Por Uma Canção, Faça Amor, Não Faça Guerra, e o revolucionário Planeta dos Homens.

É claro que a molecada (eu inclusive) lembra mais do Miele no lendário Cocktail (SBT), um programa que mostrava mulher pelada na TV aberta depois da meia-noite. Mas não apelava com uma banheira ou em um teste de fidelidade. Miele fazia isso com classe, estilo e sofisticação. E com mulheres com nome de frutinhas. Sensacional.

Na década de 2000, Miele esteve na televisão como ator, nas séries Mandrake (HBO), Casos & Acasos (Rede Globo), Tapas e Beijos (Rede Globo) e Geração Brasil (Rede Globo).

Poucas pessoas foram tão multifacetadas no mundo do entretenimento como Luiz Carlos Miele. Infelizmente, o Brasil fica mais pobre, o mundo fica mais chato. Vai deixar saudades em vários aspectos. Mas além das saudades, temos o sentimento de gratidão, por todos os nobres e inestimáveis serviços prestados pelo entretenimento brasileiro.

O legado de Miele será eterno. Assim como a sua pessoa, que será lembrada por muitos, ao longo dos tempos.