Mary Tyler Moore

 

Mary Tyler Moore, lendária atriz muito conhecida pelas séries The Dick Van Dyke Show e The Mary Tyler Moore Show, faleceu hoje (25), aos 80 anos de idade. Um representante da atriz confirmou a informação.

Mais cedo, a atriz deu entrada em um hospital em Connecticut (EUA) em estado crítico. Além da diabetes, Mary sofria de vários outros problemas de saúde, e passou por uma cirurgia no cérebro em 2011.

Mary Tyler Moore iniciou sua carreira de mais de 6 décadas como atriz em 1959, em um papel recorrente na série Richard Diamond, Private Detective. Dois anos depois, foi escalada para interpretar a esposa de Dick Van Dyke na sitcom da CBS.

Depois de vencer o primeiro dos seus dois Emmy Awards no papel de Laura Petrie, Moore disse ” Eu sei que isso nunca mais vai acontecer novamente”.

Ela estava errada.

Durante a sua jornada em The Mary Tyler Moore Show (CBS, 1970 – 1977), ela venceu quatro outros Emmys como protagonista, além do prêmios de Atriz do Ano em TV de 1974. Um ano depois do fim da série, ela tentou outros dois projetos que não foram bem sucedidos: The Mary Tyler Moore Hour e Mary.

 

 

Moore voltou para a TV por diversas vezes, nas comédias Mary e Annie McGure, e no drama New York News. Mais nenhuma das séries chegaram perto de ter o sucesso de The Mary Tyler Moore Show, que conseguiu um total de 29 Emmys, um recorde que só foi quebrado por Fraiser em 2002 (30 Emmys).

Sua produtora, a MTM Enterprises, produziu séries de sucesso como The Bob Newhart Show e Newhart, Hill Street Blues, Remington Steele e St. Eslewhere.

Moore também fez vários telefilmes, como Like Mother, Like Son, The Gin Game, Stolen Babies (ela venceu mais um Emmy em 1993) e Mary and Rhoda. Teve participações especiais em séries como The Ellen Show, That ’70 Show e Lipstick Jungle.

Em uma de suas últimas aparições na TV, ela se reuniu com sua colega de elenco em The Mary Tyler Moore Show, Betty White, em um episódio de Hot in Cleveland (2011). Repetiu a visita em 2013, com as demais colegas de elenco daquela série: Valerie Harper, Cloris Leachman e Georgia Engel.