winners-and-losers-of-2014-from-shonda-020

A temporada 2014-2015 da TV norte-americana está chegando ao fim, e chegou a hora de fazer um resumão de tudo o que aconteceu de positivo e negativo nesse período.

Como sempre, temos vencedores e perdedores nessa indústria vital, e esse post – recheado de sarcasmo e maldade – mostra algumas dessas personalidades que nos deixaram com orgulho e vergonha diante da TV. E, por conta disso, foram glorificados ou xingados por nós e pela imprensa.

The Hollywood Reporter's 23rd Annual Women In Entertainment Breakfast - Arrivals

VENCEDORA: Shonda Rhimes

Conseguiu emplacar mais uma série na ABC (The Catch), e fez de How to Get Away With Murder um megahit instantâneo (já que é uma série de sua produtora, a Shondaland). Sem falar de outros projetos em desenvolvimento que devem ser aprovados ao longo dos próximos meses. E ainda teve tempo para sambar na cara de todo mundo, com uma morte fake em Scandal, e matando ‘apenas’ Derek Sheperd em Grey’s Anatomy. Na mesma semana.

A TO Z -- Pictured: "A to Z" Key Art -- (Photo by: NBCUniversal)

PERDEDORAS: As comédias românticas

Manhattan Love Story, A to Z e Selfie fracassaram miseravelmente, o que prova claramente que a audiência não tem o menor interesse nas comédias românticas.

B.J. BRITT, CHLOE BENNETT, IAIN DE CAESTECKER, MING-NA WEN, CLARK GREGG, NICK BLOOD, HENRY SIMMONS, ELIZABETH HENSTRIDGE, BRETT DALTON

VENCEDOR: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.

Depois de uma primeira temporada que só engrenou depois da sua metade, Agents of SHIELD apresentou uma segunda temporada muito mais coesa e bem planejada. E não só por causa das conexões com a Marvel Cinematic Universe (inclusive introduzindo os Inumanos), mas principalmente porque criou uma vida própria com uma temporada muito bem estruturada.

big-brother-cbs

PERDEDORES: Os realitys, de um modo geral

A gente fala da audiência ridícula de American Idol nessa temporada, mas se ampliarmos nossa análise, rigorosamente TODOS os realitys registraram queda de audiência na temporada 2014-2015, incluindo os megahits The Voice, Survivor, The Amazing Race e Big Brother. Sem falar em Utopia, projeto megalomaníaco da Fox que foi um grande fiasco. Sinal claro que o gênero não é mais o preferido do norte-americano.

bachelor-in-paradise

VENCEDOR: Bachelor in Paradise

Como toda regra tem sua exceção, contrariando o item anterior, a ABC teve a grata surpresa de registrar uma forte audiência com a primeira temporada do spinoff de The Bachelor. Bachelor in Paradise foi o reality de maior destaque na TV desde Joe Millionaire, e combinado The Bachelor com Temptation Island, garantiu uma segunda temporada.

NEW YORK, NY - FEBRUARY 17:  Jimmy Fallon during "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon" at Rockefeller Center on February 17, 2014 in New York City.  (Photo by Theo Wargo/Getty Images for The Tonight Show Starring Jimmy Fallon)

VENCEDOR: Jimmy Fallon

O ex-membro do elenco do SNL assumiu o posto de Jay Leno, e fez bonito. Entrega a maior média de audiência do programa nos últimos cinco anos, e está se tornando referência cultural para o norte-americano médio. O jovem que fica navegando na internet pelas madrugadas o acompanha todas as noites.

utopia-fox

PERDEDOR: Utopia (o programa, e da Fox, que achou que essa porcaria daria certo)

A Fox tentou reinventar o reality na TV com Utopia. Esse povo todo ficaria preso em uma fazenda por um ano, onde o objetivo era criar a comunidade perfeita (uma Utopia). Porém, a audiência rapidamente perdeu o interesse no programa quando os participantes, sem ter qualquer tipo de regra a seguir (eles tinham que criar as próprias regras… outra Utopia…), passavam a maior parte do tempo bebendo, brigando e passeando pelado. Resultado: um dos cancelamentos mais rápidos (e óbvios) da história da TV.

BROOKLYN, NY - NOVEMBER 10:  Neil Patrick Harris attends "Made In NY" Awards Ceremony at Weylin B. Seymour's on November 10, 2014 in Brooklyn, New York.  (Photo by Ilya S. Savenok/Getty Images)

VENCEDOR: Neil Patrick Harris

Existe alguma coisa que Neil Patrick Harris NÃO é capaz de fazer? Mesmo depois do fim de How I Met Your Mother, o cara se manteve em evidência pelas coisas mais legais: se casou com David Burtka (e colocou o cara em uma participação de American Horror Story), tem uma das famílias mais legais de Hollywood e apresentou o Oscar 2015. Agora, terá um programa de variedades na NBC. É um autêntico ‘legen – wait for it – dary!’

derek-and-meredith-greys-anatomy

PERDEDORES: Derek e Meredith, em Grey’s Anatomy (e muitos fãs da série)

Depois de 11 temporadas, Patrick Dempsey pediu para sair de Grey’s Anatomy. E, como já é uma tradição, Shonda Rhimes decidiu atender o pedido do moço, mas decretou que ele entra para a lista do ‘sai para não voltar mais’. A morte de Derek Shepherd foi simplesmente detestada por muitos fãs da série. E olha que Shonda chegou a dizer “os dois vivem agora o felizes para sempre”. Seria melhor dizer “até que a morte os separe”, não é tia Shonda?

longmire

VENCEDOR: Longmire (e a campanha dos fãs)

Quando o canal A&E anunciou o cancelamento de Longmire, os fãs não se conformaram, e começaram a fazer barulho nas redes sociais. O resultado? A Netflix ouviu o barulho, e resolveu resgatar a série. Afinal, nada melhor do que capitalizar através da alegria dos outros, ainda mais quando está envolvido o público-alvo da plataforma.

comedias

PERDEDORES: As comédias, como um todo

A morte de Joan Rivers, o legado de Bill Cosby arranhado, estreias como Cristela e One Big Happy e filmes como A Entrevista justificam esse item. Não preciso me prolongar aqui.

NEW YORK, NY - DECEMBER 15:  Actress Jennifer Aniston attends the 2014 Variety Screening Series - "Cake" at AMC Loews 34th Street 14 theater on December 15, 2014 in New York City.  (Photo by Monica Schipper/Getty Images for Variety)

VENCEDORA: Jennifer Aniston

Pode não parecer, mas a temporada foi boa para Jennifer Aniston. Indicação ao Globo de Ouro, várias reuniões não-oficiais de Friends e diversas ações comerciais.

tyron-lannister-game-of-thrones

PERDEDOR: Tyrion Lannister, em Game of Thrones

Esse aí descobriu o que é ser f*d*d* pelo Kid Bengala na quarta temporada de Game of Thrones. Perdeu ABSOLUTAMENTE TUDO o que ele tinha. Bom, por outro lado, Peter Dinklage sai como vencedor, pois teve um ótimo material para mostrar o seu talento.

BEVERLY HILLS, CA - DECEMBER 05:  Actor Chris Pratt attends March of Dimes' Celebration of Babies: A Hollywood Luncheon at the Beverly Wilshire Hotel on December 5, 2014 in Beverly Hills, California.  (Photo by Michael Buckner/Getty Images for March of Dimes)

VENCEDOR: Chris Pratt

Um excelente ano para Chris Pratt. O ator se revelou um dos mais carismáticos de Hollywood, e não apenas por conta da temporada final de Parks and Recreation, mas principalmente por conta do filme Guardiões da Galáxia.

"Last Forever Parts One and Two" —Ted finally finishes telling his kids the story of how he met their mother, on the special one-hour series finale of HOW I MET YOUR MOTHER, Monday, March 31 (8:00-9:00 PM, ET/PT) on the CBS Television Network.   Pictured: Josh Radnor as Ted, Cristin Milioti as Tracy. Photo: Ron P. Jaffe/Fox © 2014 Fox Television. All rights reserved

PERDEDORES: Os fãs de How I Met Your Mother

Depois de acompanhar por nove anos a história de Ted, tem muita gente brava até hoje ao constatar que a ‘mãe’ morre no final. Ok, não faço parte dessa turma (porque entendo que a série entregou o que prometeu, ou seja, Ted contou como conheceu a mãe dos filhos dele, e viveu com ela por, pelo menos, dez anos antes de sua morte), mas não posso deixar de dar razão para quem ficou furioso com esse final.

the-als-bucket-challenge

VENCEDOR: O ALS Bucket Challenge

Praticamente todas as celebridades que eu e você conhecemos aceitaram fazer o desafio do balde de gelo na cabeça, com o objetivo de arrecadar fundos para o combate da Esclerose Lateral Amiotrófica. Além de fazer com que bilhões de pessoas ao redor do planeta conhecessem a doença, mais de US$ 100 milhões foram arrecadados para a ALS Foundation.